post image

Ciência explica por que você não consegue parar de comer batata frita

Um novo estudo mostra que o que você come é muito afetado pelo sal, e ele pode te fazer comer mais. Pesquisadores da Universidade Deakin (Austrália) pesquisaram os efeitos do sal no consumo de alimentos. Segundo o trabalho, o sal faz as pessoas comerem mais do que a gordura faz. Num dos testes da pequisa, participantes eram alimentados com uma de quatro possibilidades: comida baixa em sal e baixa em gordura, comida alta em sal e baixa em gordura, comida alta nos dois e comida baixa em sal e alta em gordura.

Os cientistas descobriram que adicionar mais sal realmente faz as pessoas acharem o alimento mais agradável. E os participantes também preferiam as comidas com mais sal do que as com menos, o que não ocorre com as de mais contra menos gordura.

A preferencia pelo sal também fez com que as pessoas comessem mais: uma refeição mais salgada fez com que os participantes ingerissem 11% mais comida e calorias, sem consideração por quanta gordura o alimento tinha. "Em um dia inteiro, essa quantidade é considerável", diz o principal investigador da pesquisa, professor Russell Keast.

Outra descoberta foi que as pessoas com sensitividade ao gosto da gordura comem menos alimentos gordurosos, e se controlam quando apresentados a comida com pouco sal. "Mas quando adicionamos sal, de repente todos esses controles vão embora", diz Keast. Quem tem sensitividade para a gordura comeu comida salgada na mesma quantidade que os sem sensitividade, sugerindo que a percepção do sal é tão prazerosa que atordoa os outros sinais.

Gordura ainda pode ser culpada por uma boa porção do assunto "comer demais". Comidas altas em gordura consumidas no estudo aumentaram o consumo de calorias em 60%. Mas era a mesma quantidade de comida, ela apenas é mais calórica. Já comer mais sal realmente fez as pessoas comerem mais. O sal parece ser o motor por trás do excessivo consumo de gordura, calorias e comida de forma geral.

Matéria completa em O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: