post image

No Dia Mundial do Rim, nefrologista dá orientações sobre cuidados com a saúde renal

No dia 10 de março celebra-se o Dia Mundial do Rim. Neste ano, o foco é alertar a população sobre a adoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida, com o tema “Prevenção da Doença Renal começa na Infância”.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal, e anualmente milhões de pessoas morrem devido a complicações decorrentes da Doença Renal Crônica – DRC.

O médico nefrologista Dr. Ginivaldo Victor Ribeiro do Nascimento, explica que a DRC é uma patologia silenciosa. “A DRC é a perda progressiva da função dos dois rins. Quando eles falham e a capacidade de funcionamento cai abaixo de determinado nível, o que chamamos de insuficiência renal; as impurezas não são retiradas do sangue e afetam outros órgãos, como o coração, pulmões, músculos, estômago e cérebro. Isso pode se tornar uma ameaça à vida da pessoa e requer atenção urgente”, afirma.

image
Dr. Ginivaldo Victor fala sobre a Doença Renal Crônica

"A DRC ainda não possui cura definitiva, por isso é fundamental rastrear e identificar pessoas que tenham fatores de risco, diagnosticar a doença no início e assim tratar para evitar que evolua para fases avançandas, quando se faz necessário o tratamento por meio das diálises (filtragem do sangue por outros meios) ou o transplante (que depende de um doador compatível), que devolvem parte da qualidade de vida do paciente", destaca o especialista.

Fatores de risco para DRC

A DRC pode afetar pessoas de todas as idades e raças. O risco é maior para pessoas mais velhas, pessoas que sofrem de diabetes e/ou pressão alta, com histórico de DRC na família que ou que seja de origem africana, hispânica, oriental ou aborígene. “Se a pessoa estiver no grupo de risco, ela deve obrigatoriamente consultar um nefrologista periodicamente”, destaca o especialista.

Confira a seguir as 8 regras de ouro para a prevenção da DRC:

- Mantenha-se em forma e pratique atividade física regularmente.

- Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.

- Monitore sua pressão arterial.

- Mantenha sua alimentação saudável e evite o sobrepeso.

- Mantenha-se hidratado, tomando líquidos não alcóolicos.

- Não fume.

- Não tome remédios sem orientação médica.

- Consulte um médico regularmente para verificar a situação dos seus rins.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: