post image

Dormir tarde pode atrapalhar sua dieta

Quem costuma dormir tarde e por pouco tempo tende a ter mais problemas em controlar a balança e a manter hábitos saudáveis. É o que mostram os dados coletados pelo aplicativo Jawbone UP e publicados pelo jornal britânico Daily Mail. Segundo o levantamento, pessoas que dormem após as 23 horas são mais propensas a consumir mais álcool, cafeína e alimentos gordurosos.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram o Jawbone UP - uma pulseira que monitora as atividades físicas e o sono dos usuários e transmite os dados para um aplicativo. Após monitorar estes dados, associados a informações como consumo de álcool e alimentos relatas pelos usuários no aplicativo, concluiu-se que os hábitos noturnos podem contribuir para o ganho de peso.

Analisando dados de seus usuários, pesquisadores da Jawbone descobriram que pessoas que dormem após as 23h tendem a consumir mais alimentos gordurosos, em comparação com aqueles que vão para a cama entre 19h e 23h. Estas pessoas também têm o hábito de consumir mais álcool, cafeína e açúcar, totalizando, em média, 220 calorias diárias a mais do que dormem cedo.

Ainda de acordo com o estudo, seguir um cronograma de sono é melhor para a saúde. Os pesquisadores viram que dormir constantemente em horários diferentes, com uma variação de mais de uma hora entre um dia e outro, pode levar uma pessoa a consumir 245 calorias a mais por semana. O horário que a pessoa vai para a cama também influencia no tipo de alimento ingerido.

"Pessoas que dormem cedo tendem a comer mais alimentos saudáveis, como legumes, frutas, carboidratos ricos em fibras e proteínas magras, enquanto aquelas que vão para a cama entre 23h e 3h preferem opções menos saudáveis, como carboidratos, carnes processadas e gorduras saturadas", disse Kristin Aschbacher, psicóloga e pesquisadora de dados da Jawbone.

Estudos anteriores mostraram que dormir pouco afeta a liberação de hormônios associados à regulação da fome e da saciedade como grelina, leptina e insulina.

Os pesquisadores esperam que, com estes resultados, as pessoas possam entender o poder de uma boa noite de sono e passem a regular melhor a hora em que vão dormir.

Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: