post image

Só piora: excesso de sal engorda

Exagerar no sal é reconhecidamente um fator de risco para o aumento da pressão arterial. Mas pesquisas indicam que, se usado sem parcimônia, o perigo vai além. Um trabalho já apontou, por exemplo, que pesar a mão no tempero abre as portas para o câncer. Agora, um estudo da Universidade Denik, na Austrália, reforça a relação entre sal e ganho de peso. Os cientistas pediram a 49 participantes, de 18 a 54 anos, que provassem alguns tipos de sopas de tomate, preparadas com diferentes concentrações de gordura e de sal. Após o consumo, os voluntários avaliaram os caldos de acordo com o desejo de saboreá-los e a percepção de “salgado” e “gorduroso”.

Primeiro achado do trabalho: há gente que percebe com maior precisão a diferença no teor de gordura — e, curiosamente, são justamente elas que tendem a optar por refeições menos gordurosas. Agora, mesmo essa turma não conseguia distinguir entre a sopa mais light e mais pesada quando o sal entrava na jogada. Isso quer dizer que o excesso de sódio pode mascarar a gordura, levando as pessoas a optarem por itens mais engordativos. 

Vale lembrar que outra investigação, dessa vez da Universidade Queen Mary, na Inglaterra, e da Universidade de Pequim, na China, chegou a calcular o impacto da influência do ingrediente salgado no ganho de peso. Segundo os experts, o aumento de 1 grama na ingestão de sal por dia eleva em 28% o risco de engordar nas crianças e em 26% nos adultos. É ou não mais um grande motivo para maneirar nas pitadas?

Fonte: MdeMulher

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: