post image

7 hábitos que muitos temos e podem estragar nossa visão

Dos cinco sentidos, os dois mais fáceis de perder são a visão e a audição. E alguns hábitos diários podem fazer com que percamos parte de um destes dois sentidos. Mas não temos consciência disso ou não damos importância no dia-a-dia. Confira sete hábitos que podem fazer você perder a visão ou parte dela:

1. Esfregar os olhos - O mais óbvio primeiro: mãos sujas podem provocar uma infecção. Além disso, esfrega-los com frequências pode provocar um dano na córnea. É como se polisse algo tantas vezes até deformar. Pode até gerar ceratocone, uma doença da córnea, o que provoca uma perda da acuidade visual.

Outro cuidado que deve ser tomado é ao tirar lentes de contato, pois pode machucar como se estivesse esfregando os olhos com um vidro.

Para evitar esfregar os olhos quando sente coceira, uma recomendação é colocar um pano molhado com água fria ou lavar com soro fisiológico. Vai aliviar a coceira sem usar as mãos.

2. Maquiagem barata e às vezes nem tanto - Usar maquiagem nos olhos pode ser bastante prejudicial, pois vários dos ingredientes podem ser danosos para os olhos. A recomendação é pesquisar a fórmula antes de comprar e usar apenas produtos originais. Recentemente, em Londres, foram descobertos produtos para maquiar fabricados com fezes de ratos, arsênio e cianeto. Outra dica, apesar de muito conhecida: evitar dormir com maquiagem perto dos olhos.

3. Nadar sem usar óculos de proteção - Os produtos químicos usados para limpar e higienizar piscinas podem ser muito prejudiciais e causar até uma cegueira momentânea. Por isso os óculos são essenciais.

4. Fumar - Além da alta quantidade de doenças graves que o hábito de fumar pode causar a degeneração macular. A mácula do olho é o que nos faz ver o que está perto, o que ajuda a ler e escrever, ou diferenciar as cores. Já está comprovado cientificamente que 25% dos casos de degeneração macular são provocados pelo cigarro.

5. Ler em veículos em movimento - Por muito tempo se espalhou a ideia de que poderia causar descolamento da retina, o que já e sabe que é um mito. Mas pode provocar o que se chama de “vista cansada” e, assim, causar outros problemas para o dia-a-dia, como dor de cabeça.

6. Ler com luz insuficiente - Forçamos a visão para entender as letras se estamos com luz insuficiente. A recomendação, se for usar um abajur de leitura, é que a lâmpada tenha, pelo menos, 40 watts de potência.

7. Olhar diretamente para o sol - Principalmente as crianças têm essa curiosidade. Quando adultos costumamos não fazer mais. Pode causar cataratas, por conta dos famigerados raios ultravioleta. Por isso é recomendado o uso de óculos escuros, não para olhar diretamente o sol, mas para diminuir a quantidade de raios que vá receber nos olhos indiretamente.

Fonte: Batanga
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: