post image

Casais expostos ao zika devem adiar gravidez, diz agência dos EUA

Os casais devem adiar por pelo menos dois meses a concepção de uma criança se um dos parceiros teve sintomas de infecção pelo vírus Zika, recomendou o Centers for Disease Control and Prevention(CDC), órgão de saúde do governo dos Estados Unidos. Segundo o governo americano, mulheres que estão doentes com zika devem esperar pelo menos oito semanas após o desenvolvimento de sintomas iniciais para tentar engravidar. No caso dos homens a esperar deve ser de pelo menos seis meses, disse o CDC. Homens e mulheres que podem ter sido expostos a zika, mas não apresentarem sintomas da doença, disse a agência de saúde dos Estados Unidos.

A zika é transmitida principalmente através da picada do mosquito Aedes, mas as novas diretrizes refletem as recentes descobertas de que o vírus também pode ser transmitido sexualmente por homens aos seus parceiros, disse o CDC.

Uma análise dos nascimentos de crianças durante um surto de zika nos anos de 2013 e 2014, na Polinésia Francesa, sugeriu que uma mulher que infectada apresenta um risco de 1% para o feto desenvolver microcefalia.

Um estudo anterior no New England Journal of Medicine encontrou anormalidades em 29% dos fetos de gestantes que tiveram Zika e submetidos a ultra-sons. Denise Jamieson, co-líder do órgão americano de saúde afirmou que há evidências que ligam defeitos durante a gravidez e surtos de zika. “A ligação entre o espectro de resultados de nascimento [e zika] está se tornando mais e mais forte”, disse Jamieson.

A agência também ampliou as suas orientações sobre a prevenção da transmissão sexual. Homens que têm sintomas semelhantes aos da zika devem usar preservativos ou se abster de relações sexuais por, pelo menos, seis meses após os sintomas iniciais, ele disse. Homens que viajaram para regiões onde zika circula, mas que não desenvolveram sintomas, devem usar preservativos ou se abster de sexo durante oito semanas, disse o CDC.

 

Fonte: Valor
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: