post image

Comer leguminosas ajuda na perda de peso e abaixa o colesterol, diz pesquisa

Sua vó tinha razão: comer feijão, ervilhas, grão-de-bico, lentilhas e outros tipos de leguminosas faz bem para saúde, ajudando a perder peso e baixando o colesterol.

Uma nova pesquisa canadense publicada nesta quarta-feira na revista especializada The American Journal of Clinical Nutrition acompanhou cerca de mil pessoas por seis semanas. Quase todos perderam uma média de 400g em seis semanas apenas adicionando à dieta uma porção (uma xícara cheia) de leguminosas.

Ao contrário de outras dietas ou programas de perda de peso, o estudo mostra que os efeitos ocorreram com pouco corte de outras comidas. Segundo os pesquisadores, a porção fez os consumidores se sentirem mais satisfeitos com a refeição.

Os pacientes estudados também tiveram uma queda de 5% no LDL, o chamado "colesterol ruim", que forma depósitos sólidos que podem bloquear artérias. A queda representa uma diminuição no risco doenças cardiovasculares.

O doutor Russel de Souza, autor chefe do estudo e pesquisador no Instituto do Hospital de São Miguel, em Toronto, diz que "Apesar dos conhecidos benefícios à saúde, apenas 13% dos canadenses comem leguminosas no dia a dia, e a maioria não come toda a porção". Segundo ele, "embora a perda seja pequena, ela representa uma perda de peso que, ao contrário do comum em 90% das dietas, não volta, já que você tende a ter a sensação de satisfação".

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: