post image

Atividade física regular é grande aliada da boa saúde

O Dia Mundial da Atividade Física é celebrado nesta quarta, dia 06 de abril. E o maior plano de saúde do Piauí está promovendo uma semana de atividades, que vão até o próximo sábado, dia 09, data em que o Medplan estará na Potycabana realizando um momento de muita animação voltado para toda a família, das 17h às 19h.

A prática da atividade física é fundamental para a promoção da saúde geral, já que o sedentarismo é, comprovadamente, um fator de risco importante para o surgimento de várias doenças crônicas, como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, hipercolesterolemia e infarto do miocárdio; sendo considerada ainda como um grande mal do século XXI.

Falta de tempo não é desculpa

Para não ser considerada sedentária, uma pessoa pode, na vida cotidiana, fazer coisas simples, tais como: uma caminhada acelerada de 30 minutos por dia até o trabalho representa um gasto de 1.380 calorias semanais. Somados com outros 30 minutos diários de atividades como: arrumar a cama (66 calorias), cozinhar (90 calorias), dançar (200 calorias), levar o cachorro para passear (150 calorias), subir escadas (310 calorias), dentre outros exemplos. 

Nosso organismo não foi feito pra ficar parado. A falta de movimento acarreta consequências ao corpo, como a perda de flexibilidade articular, cansaço excessivo, perda de libido, mau humor, ganho de peso, desequilíbrios hormonais e de glicose. 

As opções pra sair do sedentarismo são inúmeras e todos os dias, novas alternativas pra se exercitar e se divertir ao mesmo são desenvolvidas. Mas se você for daquelas pessoas que detestam o ambiente de academia, pratique algumas destas sugestões, feitas pelo profissional de educação física Hallan Lopes, do Medplan.

1. Não fique parado. Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.

2. Suba pela escada até três andares, e desça até cinco. 

3. Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.

4. Se utilizar ônibus desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco 

5. Em shoppings, vá pela escada.

6. Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. 

7. Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 kcal/hora); passeie com o cachorro (150 kcal); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora).

8. Use seu carro para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.

9. Faça alguns alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e queima calorias (principalmente se você trabalha muito tempo ao computador).

10. Alimente-se bem! Prefira alimentos naturais e fuja do ultraprocessados, procurando dar intervalos de três horas entre cada refeição.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: