post image

Japão aposta em pagamentos utilizando impressões digitais

A medida que a tecnologia evolui, novas soluções são pensadas para substituir objetos que hoje são considerados essenciais. Ao que indica, os cartões e notas de dinheiro serão os próximos a ficarem para trás. Com olhos nos jogos olímpicos de Tóquio, em 2020, o governo japonês está investindo no pagamento de produtos utilizando impressões digitais. A tecnologia já começou a ser testada e, se aprovada, irá permitir que qualquer pessoa realize compras sem a necessidade de carregar uma carteira lotada de notas. Bastaria, apenas, posicionar o dedo em um mecanismo de leitura.

Além de evitar o estresse das casas de câmbio, a inovação também garantiria mais segurança aos turistas que correriam menos riscos de serem assaltados. Também seria possível realizar saques de dinheiro em caixas eletrônicos utilizando apenas os dedos.

Para realizar o experimento de teste, o governo irá disponibilizar 300 scanners em centros comerciais populares do país. As máquinas serão distribuídas em locais como restaurantes, hotéis, lojas de souvenir e outros estabelecimentos.

Apesar de ser uma novidade por se tratar da escala em que está sendo aplicada, a tecnologia em si não é exatamente nova no Japão. Em outubro do ano passado, o parque Huis Ten Bosch, em Nagasaki, introduziu um sistema de pagamento semelhante e que também utilizava impressões digitais. 

Fonte: The Japan News
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: