post image

Infectologista esclarece dúvidas sobre a caxumba

Caxumba, papeira ou parotidite. Estes são os termos dados a uma infecção viral que afeta as glândulas salivares (logo abaixo da mandíbula) do organismo. O número de infectados em Teresina está crescendo diariamente e esse surto vem alertando a população. Em entrevista ao portal da DMI a infectologista Georgia Agostinho, tira as dúvidas sobre a doença. Confira:

01. Forma de transmissão. A Caxumba é transmitida de pessoa para a pessoa por meio da saliva infectada. “Pessoas que conversam muito próximas umas das outras, o ato de beijar e compartilhar talheres de pessoas com a infecção são exemplos da transmissão do vírus”, explica.

02. Sintomas. O principal sintoma de quem contrai a caxumba é o inchaço no rosto na região da mandíbula, onde encontram-se as glândulas salivares. Febre, dores musculares e ao mastigar, além de calafrios também são características da enfermidade. Porém estes sintomas não ficam evidentes assim que a pessoa contrai a doença pois ela só se manifesta após 15 a 20 dias após a infecção.

Em casos mais graves, geralmente em adultos, a caxumba pode causar surdez, meningite viral, orquite (inflamação dos testículos) e ooforite (inflamação dos ovários).

03. Tratamento. Não existe remédio específico para a caxumba, o recomendado é repouso durante duas semanas e a ingestão, se necessário e com prescrição médica, de anti-inflamatório para diminuir a dor e o inchaço.

04. Vacina e prevenção. É recomendado, a partir de um ano de idade, que a criança tome a vacina tríplice viral em duas doses, com intervalo de um mês entre elas. Ela é responsável por proteger não somente contra a caxumba mas também contra rubéola e sarampo.

Porém não é garantia de imunidade para o resto da vida. “Mesmo tomando a vacina na infância a pessoa pode contrair uma dessas doenças, pois ao longo da vida é natural o organismo perder a imunidade que a vacina dá”, alerta a infectologista. “Neste caso, se a pessoa tiver tomando a vacina na infância e mesmo assim estiver com caxumba já adulto recomenda-se tomar novamente para proteger-se das outras doenças”, salienta.

Onde tomar a vacina?

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina gratuitamente em postos de saúde de todo o Brasil. Para a correta dosagem esteja com a carteirinha de vacina em mãos no ato da vacinação. 

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: