post image

Dê atenção ao seu coração

As estatísticas não são nada animadoras. Só no Brasil, 35,5 milhões de pessoas são hipertensas e não se tratam adequadamente. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelam que as doenças que afligem o coração são a principal causa de morte no país: elas provocam mais de 350 mil óbitos todos os anos.

A hipertensão causa derrames e doenças do coração que matam duas vezes mais que o câncer, três vezes mais que acidentes e seis vezes mais que infecções, incluindo a AIDS. Por se tratar de uma doença silenciosa e perigosa, a Sociedade Brasileira de Cardiologia pede atenção e cautela para portadores e não portadores da enfermidade.

O médico cardiologista Dr. Cláudio Mendes explica que a maioria dos casos de hipertensão são de origem hereditária. “90% dos casos são de ordem genética, mas há muitos fatores que interferem nos níveis de pressão arterial, tais como obesidade, estresse, consumo excessivo de sal, sedentarismo, dentre outros”, esclarece.

O especialista também chama a atenção para o aumento do risco de desenvolver a doença no decorrer que os anos passam. “Nossas artérias também envelhecem e ficam calcificadas, o que reduz a capacidade de dilatar. Assim a hipertensão arterial é mais fácil de acontecer entre os adultos acima dos 50 ou 60 anos”, afirma.

Atenção aos sintomas!

A hipertensão costuma se revelar em situações extremas que acarretam picos de pressão: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Para evitar maiores problemas, procure aferir sua pressão regularmente.

Tratamento

A doença não tem cura, mas sim controle. Cada caso deve ser avaliado pelo cardiologista, que decidirá se há ou não a necessidade de medicamentos. A boa notícia é que a doença pode ser controlada também com a mudança dos hábitos de vida, sendo esta imprescindível - independentemente dos remédios, o hipertenso deve seguir hábitos saudáveis.

Confira abaixo as principais orientações para manter a sua pressão sob controle:

- Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos

- Praticar atividade física regular

- Aproveitar momentos de lazer

- Abandonar o fumo

- Moderar o consumo de álcool

- Evitar alimentos gordurosos

- Durma bem

- Controle o diabetes e outras comorbidades

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: