post image

Como a atividade física melhora o sono

Como psicóloga clínica e pesquisadora do sono da Universidade de Northwestern, Kelly Glazer Baron com frequência ouvia reclamações de pacientes, que podiam malhar à exaustão, mas não dormiriam melhor naquela noite. Baron ficou surpresa. Fã de exercício para o tratamento de problemas para dormir e também cientista, ela resolveu examinar mais de perto a relação entre suar e dormir.

O que ela e seus colegas descobriram, de acordo com um estudo publicado semana passada no “The Journal of Clinical Sleep Medicine”, é que a influência do exercício diário no sono é mais complicado do que muitos esperavam e que, em curto prazo, dormir pode ter mais impacto no exercício do que o exercício no sono.

Para chegar à conclusão, Baron se baseou em dados de um estudo do exercício e do sono publicado em 2010. Para o experimento, os pesquisadores reuniram um pequeno grupo de mulheres (e um homem) que receberam diagnóstico de insônia. Os voluntários tinham cerca de 60 anos e eram sedentários.

Então os pesquisadores selecionaram aleatoriamente os voluntários para continuar inativos ou começar um programa de exercícios moderados, consistindo em quatro sessões de 30 minutos de exercício por semana, geralmente numa bicicleta ergométrica ou esteira, que eram realizadas durante a tarde. Este programa durou 16 semanas.

Ao final, os voluntários ativos estavam dormindo mais profundamente do que ao início do estudo. Eles dormiram, em médica, cerca de 45 minutos a uma hora a mais na maioria das noites, acordavam menos, tinham mais energia e menos sonolência.

Com estas informações, Baron descobriu, no novo estudo, que depois de dois meses de programa de exercícios, os voluntários não dormiam melhor do que no início do estudo. Apenas depois de quatro meses de programa os problemas de insônia melhoraram. Eles raramente registravam dormir melhor nas noites que tinham feito atividade física. E depois de uma noite mal dormida, eles se exercitavam menos.

Em outras palavras, dormir pior tende a diminuir a quantidade de atividade no dia seguinte, enquanto que uma sessão de exercícios, na maioria dos casos, não produz leva a dormir mais e melhor, simplesmente.

À primeira vista, os resultados parecem desencorajadores, disse Baron. Mas ela ressaltou que os voluntários não tinham problemas para dormir, diferentemente de quem tem insônia e outros distúrbios do sono, que tendem a ser “neurologicamente diferentes”.

- Eles têm o que chamamos de uma hiperexcitação do sistema de estresse - afirmou. - Uma série de exercícios num dia qualquer provavelmente não é o suficiente e poderia até ter um resultado contrário, já que o exercício por si já é um estressor físico.

Mas se o programa é mantido, Baron diz que a série de exercício parece começar a mudar a resposta de estresse da pessoa. Portanto, se você tem insônia e não pratica exercício, a pesquisadora aconselha a começar. Mas não espere que vá desfrutar ou mesmo completar o treino depois de uma noite mal dormida ou que vá dormir melhor logo depois do exercício. O processo é mais gradual e menos imediato do que o desejado. Mas os benefícios existem.
Fonte: O Globo
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: