post image

Dicas para economizar e fazer seu salário render mais

No Dia do Trabalhador, um dos grandes desafios da maioria das pessoas é fazer com que o salário dure mais – ou que pelo menos as dívidas consigam ser sanadas. O que pouca gente imagina é que cada bala, cafezinho ou chocolate comprado no dia a dia faz muita diferença no final do mês, às vezes até mais do que aquela roupa ou tênis novo. Para começar a controlar melhor suas finanças, você precisa saber para onde o seu dinheiro está indo e por que no final do mês já está com saldo negativo. Assim, dá para conseguir mudar alguns hábitos, economizar mais dinheiro e quem sabe até investir.

Então, se você estiver disposto a mudar e quer fazer o seu suado dinheiro trabalhar por você, comece agora a seguir as dicas abaixo – e não pense que você vai precisar ficar sem gastar nadinha com você. Dá pra fazer tudo, desde que você se mantenha organizado.

Faça uma planilha

O único jeito de entender para onde o seu dinheiro está indo é fazendo um balanço de gastos. A melhor forma de fazer isso é colocar tudo no papel e pensar. Para não ter erro, anote todos os gastos que fez em um mês. Aqui entra tudo – cafezinho, condomínio e até supermercado. Você vai perceber que existem dois principais tipos de despesas – as variáveis e as fixas. Veja onde está perdendo o controle, enxugue os gastos desnecessários e organize as contas.

Crie metas para seus gastos

Agora que você já sabe exatamente qual o seu custo mensal, é necessário criar metas para suas despesas, dividindo-as por categorias:

50% da renda para os gastos essenciais: todos aqueles necessários para você se manter no dia-a-dia: moradia, alimentação, transporte, educação, etc.

15% da renda para prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas. Se não, poupar para o futuro.

35% da renda para estilo de vida: todos os gastos relacionados a hobbies e lazer: academia, salão de beleza, compras no shopping, etc.

Tenha um objetivo

Não adianta nada querer economizar e parar de gastar se não tiver um objetivo. Quais são seus sonhos? Essa é a parte mais gostosa de fazer a organização financeira, o desejo de realizar um objetivo. Faça uma lista com todos eles e ao lado, quanto custaria isso em média. Depois de muito planejamento e organização, pode ter certeza que você vai conseguir o que quer.

Deixe o cartão de crédito em casa

Antes de usar o cartão de crédito você tem que saber que o dinheiro que você pode usar não é seu! Toda aquela quantia é uma grande ilusão que só te faz gastar mais. E não pense que parcelar a compra é a melhor saída para seu negócio. O cartão de crédito é um dos principais motivos de dívidas dos brasileiros, sabia? Para evitar gastos desnecessários você deve deixá-lo em casa e utilizá-lo APENAS em último caso.

Pague à vista

Aquela televisão de 40 polegadas de LED fica muito mais barata se for paga em suaves prestações, certo? Errado! Dividindo o valor em parcelas você acaba pagando juros desnecessários e que só levam o seu dinheiro embora. A melhor forma de comprar é à vista. Se não tiver o dinheiro suficiente, guarde o valor da parcela mensalmente e, quando tiver o valor total, compre e pechinche um desconto. Na primeira você vai ver a diferença.

Pague suas contas no mesmo dia

Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas com o dinheiro necessário para passar o mês.

Pare de se consolar com compras

Depois de uma semana difícil de trabalho, é muito comum cedermos a um impulso de consumo com o pensamento “eu mereço comprar isso”. A questão, entretanto, não é de merecimento. É claro que você merece, afinal, você trabalhou duro, mas a questão nessa situação é priorizar (ou não) seus objetivos financeiros. Seja firme!

Antes de comprar, avalie se vale a pena consertar

Quando um eletrodoméstico quebra ou uma roupa de que você gostava não serve mais, você sai correndo para o shopping? Da próxima vez, reavalie a necessidade de ter uma coisa nova. Muitas vezes consertar sai mais barato.

Separe um dia por mês para não comprar nada

Mais do que uma necessidade, consumir acaba virando um hábito e é aí que surge o perigo das compras por impulso. Para se prevenir disso, separe um dia por mês para não gastar absolutamente nada. Leve comida de casa para o trabalho, pegue uma carona e nada de cafezinho depois do almoço. Você verá que é, sim, possível viver sem gastar tanto.

Use cupons

A oferta de sites que oferecem cupons para restaurantes, programas culturais, viagens e tratamentos estéticos é enorme. Comece a frequentar portais para ficar a par das promoções e aproveitar as ofertas. Algumas boas opções: Meliuz, SaveMe, Black Descontos, Ofertas Fácil e Cuponeria.

E lembre-se: aproveite mais os pequenos prazeres da vida

Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde chuvosa podem ser bem mais divertidos e recompensadores do que programas caros. Comece a valorizar mais as coisas simples da vida. Sua mente e seu bolso agradecem!

Outras dicas valiosas:

Saiba quanto você quer/precisa poupar por mês
Deixe o jantar fora de casa para as ocasiões especiais
Apague a luz/desligue aparelhos eletrônicos para economizar na conta de luz
Seja rápido no banho e não desperdice água para economizar na conta de água

Fonte: Viva Mais

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: