post image

Junk food pode causar tantos danos aos rins quanto diabetes

Um novo estudo divulgado nesta quarta-feira mostra que comer refeições de junk food, com muita gordura, açúcar e poucos nutrientes pode fazer tão mal ao corpo quanto diabetes tipo 2, com problemas em vários órgãos.

Diabetes tipo 2, frequentemente associada a obesidade, ocorre quando o corpo não produz insulina o bastante, ou o corpo não reage a ela, o que causa um acúmulo de açúcar no sangue. Esse acúmulo pode ter consequências sérias a longo prazo em vários órgãos, inclusive nos rins.

O trabalho da Universidade de Anglia, no Reino Unido, foi publicado na revista especializada Experimental Physiology, e usou ratos para testar os efeitos da comida de baixa qualidade no corpo.

Os ratos foram alimentados com queijo, chocolate, biscoitos e marshmallows por 8 semanas. As mudanças nos corpos causadas pela "dieta de engorda" foram semelhantes às vistas em ratos com diabetes 1 ou 2, com aumento do nível de açúcar no sangue e transportadores de glicose nos rins. Esses transportadores tem um papel central na diabetes, e problemas neles podem levar a danos significativos aos órgãos.

"A dieta ocidental contém mais (e cada vez mais) comida processada e gordura, e há uma conexão bem estabelecida entre consumo excessivo dessa dieta e os aumentos de obesidade e diabetes. Nosso estudo mostra que essa dieta causa mudanças similares à diabetes", diz a doutora Havovi Chichger, uma das líderes do estudo.

"Um dos novos tratamentos para diabéticos é bloquear os transportadores nos rins para reduzir níveis de glicose. Entender como a dieta segue afetando esse transporte pode ajudar a proteger os rins", diz ela.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: