post image

Quando tem a opção de compartilhar, a criança se vê sob uma nova perspectiva

Todo pai ou professor sabe como às vezes pode ser dura a tarefa de fazer com que uma criança em idade pré-escolar divida seus brinquedos com as outras. Um dos recursos mais frequentemente utilizados pelos adultos para dobrar a resistência dos pequenos é recompensá-los para que eles compartilhem. Isso pode ser um grande erro, segundo uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Cornell (EUA). 
A tática levaria a criança a se ver como alguém que não gosta de dividir suas coisas, uma vez que precisa ser recompensada por isso, e se tornar menos propensa a compartilhar no futuro. Por outro lado, se for dada à criança a opção de dividir, em vez de uma recompensa, ela tende a ser mais colaborativa e sociável. 
O estudo foi conduzido por Nadia Chernyak e Tamar Kushnir, que realizaram uma série de testes com 72 crianças que estavam na pré-escola, com idades entre três e cinco anos. Os resultados sugerem que, quando têm a opção de partilhar, as crianças começam a se ver sob uma nova, e mais benéfica, perspectiva. 
Segundo Nadia e Kushnir, ao se perceberem como pessoas que gostam de compartilhar, elas se tornam mais propensas a agir de forma mais sociável no futuro. 
\"Fazer escolhas difíceis permite que as crianças descubram algo importante sobre si mesmas. Ao fazer escolhas que não são necessariamente fáceis, elas podem ser capazes de inferir na sua própria pró-sociabilidade\", observaram os autores do estudo. 
 
A recompensadora opção de desistir de algo por alguém 
Nos testes, os pesquisadores apresentaram as crianças a Doggie, um boneco que estava se sentindo \"triste\". Algumas delas foram levadas a fazer uma escolha difícil: dividir um adesivo precioso para elas com o boneco ou mantê-lo para si. Outras crianças receberam uma escolha fácil entre compartilhar e colocar o adesivo de lado, enquanto as crianças de um terceiro grupo foram obrigadas pelos pesquisadores a compartilhar. 
Mais tarde, todas as crianças foram apresentadas a Ellie, outro boneco triste, com a opção de escolher quantos adesivos queriam dividir com ele. As que anteriormente haviam escolhido compartilhar o primeiro adesivo com Doggie dividiram mais adesivos com Ellie. Já as crianças inicialmente confrontadas com uma escolha fácil e as que foram obrigadas a dar o seu adesivo a Doggie deram menos adesivos para Ellie. 
\"Podemos imaginar que fazer escolhas difíceis e que têm um custo é desgastante para as crianças. Ou que, uma vez que elas compartilham, não sentem necessidade de fazer isso novamente. Mas não este foi o caso: aquelas que tomaram a decisão difícil de desistir de alguma coisa por alguém foram mais generosas, e não menos, no futuro\", explicou Nadia.
Fonte: Zero Hora
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: