post image

Médica com câncer de pulmão pede padronização de maços de cigarro

A médica Veronica Hughes foi diagnosticada há 12 anos com câncer de pulmão, provocado pelo cigarro. Hoje aos 56, ela está no estágio 4 da doença. Seu pai, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, e sua mãe morreram em decorrência desse câncer, que eles também contraíram por causa do tabagismo. Nesta quarta-feira, um vídeo com o depoimento emocionado de Verônica foi divulgado no YouTube. Neste, a epidemiologista divulga uma petição pela padronização das embalagens de cigarro.

- O primeiro cigarro foi o caminho que eu achei para o meu primeiro beijo. Quando a gente é jovem a gente acha que seduz mais com um cigarro na mão - diz Veronica logo no começo do seu testemunho.

O vídeo é uma iniciativa da Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+) e a Fundação do Câncer, em celebração ao Dia Mundial Sem Tabaco, na próxima terça-feira (31 de maio). Durante o depoimento, a médica conta como foi seduzida pelas imagens nos maços de cigarro e desabafa sobre sua condição e sobre as mortes impostas pela doença no último ano: além de seu pai, o jogador de futebol holandês Johannes Cruijff e o autor Henning Mankell ("meu escrito preferido", diz ela).

Com o vídeo, Verônica e as entidades envolvidas pedem que a população brasileira assine uma petição online na plataforma "Change" para adoção das embalagens padronizadas para cigarros. A padronização dos maços é justamente o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco deste ano. A ideia é reduzir a atratividade das embalagens. Um esforço importante, principalmente, para combater o uso do cigarro entre os jovens.

Fonte: O Globo

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: