post image

Padronização das embalagens é tema de debate no Dia Mundial sem Tabaco

“Embalagem de cigarro: por que padronizar?". Esse é o tema do debate que o INCA promove 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco. A ideia é discutir a padronização de embalagens de produtos do tabaco como estratégia para redução do ato de fumar. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirmou presença no evento. Três projetos de lei tramitam no Congresso Nacional para garantir a padronização. Com a transformação dos projetos em lei, todas as embalagens de cigarro e outros produtos de tabaco passam a ser iguais, seguindo um padrão definido pelo governo, que determina forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.

Em 2012, a Austrália tornou-se o país pioneiro na padronização e sua iniciativa está sendo seguida por outros países desenvolvidos. Em fevereiro de 2016, o Departamento de Saúde do governo australiano apresentou um relatório amplo que demonstra que as embalagens padronizadas de tabaco foram responsáveis por 25% da queda no número de fumantes.

Os debatedores do evento no INCA, realizado em parceria com o jornal Extra, são Tania Cavalcante, médica e mestre em Saúde Pública, atuante no controle do tabagismo desde 1993; Anna Monteiro, diretora de Comunicação da Aliança de Controle do Tabagismo; Rejane Spitz, professora do Departamento de Artes & Design da PUC-RJ; e Ricardo Meirelles, médico pneumologista do INCA.

Para participar, basta comparecer ao local com a carteira de identidade. A solenidade começa às 9h30 e o debate acontece, às 11h, no auditório do 8º andar do prédio-sede do Instituto, na Praça Cruz Vermelha, 23, Centro do Rio de Janeiro. As vagas são limitadas aos 220 lugares do auditório.

No dia 31 de maio, o evento poderá ser assistido pelo site da Rede Rute: basta se logar como "convidado" para acompanhar a transmissão.

Mais informações sobre a data e o evento no hotsite do Dia Mundial sem Tabaco.

Fonte: Inca

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: