post image

Aplicativos ajudam a parar de fumar

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído em 1986 pela lei nº 7488, foi criada para conscientizar e mobilizar a população acerca dos riscos decorrentes do uso do cigarro. Aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que o tabaco mata cerca de 10 mil pessoas por dia e é a principal causa de morte evitável no planeta, constituindo um grave problema de saúde pública. A estimativa é de que aproximadamente 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Em termos mundiais, a projeção sobe para mais de 5 milhões de pessoas. Em 20 anos, alcançará 10 milhões, caso o consumo de cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. O câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no País.

Assim como outros derivados do tabaco, o cigarro não possui uma quantidade segura de consumo. Apenas na fumaça são encontrados, por exemplo, mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas cancerígenas. Dois exemplos são o alcatrão e a nicotina, sendo que esta última atua como estimulante do sistema nervoso central, elevando a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, além de diminuir o apetite e desencadear náusea e vômito. Por sua vez, o alcatrão, constituído por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares e ao câncer, por exemplo.

Segundo pesquisa da OMS, o uso do cigarro é o principal fator de risco de doenças coronárias, como o infarto do miocárdio. O tabagismo pode desencadear cerca de 50 problemas de saúde, destacando-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.

Como parar? A tecnologia ajuda.

São recorrentes as frases “tentei parar de fumar várias vezes e não consegui” e “parei um bom tempo, mas não resisti”. E você, quantas vezes tentou parar de fumar? Mas... parar de fumar não é impossível. O fundamental é que, após a decisão, a pessoa tenha autocontrole e força de vontade, comunicando familiares e amigos. Para isto existem vários aplicativos que podem ajudar a obter sucesso.

    QuitNow! – Muitos consideram este aplicativo a ferramenta mais completa disponível no mercado. Permite saber o tempo exato que passou desde que a pessoa tomou a decisão, quanto dinheiro poupou e quais são as repercussões no seu corpo, com indicadores baseados na Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o processo de melhora da saúde. Em tempo real, traz estatísticas específicas sobre quanto tempo o indivíduo (dias, horas e minutos, o que pode ajudar a diminuir a ansiedade) fumou pela última vez, mostrando a quantidade de cigarros não fumados, o tempo salvo e, com o passar dos dias, como prêmio, uma lista de conquistas são desbloqueadas uma por uma, motivando a pessoa para alcançar sua meta. Possibilita que uma rede de usuários troque informações e um ajude o outro conversando entre si, obtendo ajuda, dicas e truques de outras pessoas, sempre no seu próprio idioma (tem mais de 40 opções), sem se expor, embora também possa compartilhar suas dúvidas e conquistas no Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social. (Android) (iOS) (Windows Phone) (BlackBerry) (Facebook

image

    Stop! Quit Smoking – LITE  – Aplicativo que utiliza um sistema envolvendo a economia de tempo e dinheiro como fórmula motivacional ao se reduzir e parar com o consumo do cigarro. Permite a criação de uma lista de desejos com coisas que poderiam ser compradas com tal economia e compartilhar as realizações com os amigos via Facebook e Twitter. Além disso, um botão de pânico cumpre a parte de alerta-terror ao exibir imagens mórbidas e disponibilizar artigos científicos para ajudar a manter distância da tentação de fumar. (Android)

    MyQuit Coach – Com este aplicativo a pessoa pode criar um plano personalizado com suas próprias motivações que, caso seja necessário, ajusta-se automaticamente. Ele faz o acompanhamento diário do consumo e permite saber a quantia que está indo embora a cada tragada. A pessoa pode optar por receber alertas sobre seu orçamento, ganhar prêmios e ter acesso a dicas, fatos e textos motivacionais preparados pela Livestrong.com. (iOS)  

    Quit Smoking: Cessation Nation – Recomendado para aqueles que acabaram de deixar o vício, mostra quantos cigarros a pessoa deixou de fumar, quanto dinheiro economizou e quais foram as melhorias para sua saúde. Se a vontade apertar, para driblar a tentação existe um joguinho para distrair. (Android)  

    Meu último cigarro – Este aplicativo, como outros, também mostra uma série de estatísticas, mas todas embasadas e com argumentação no conhecimento médico. Traz um leitor de nicotina e de crises de ânsia e um medidor de monóxido de carbono no sangue, além de disponibilizar exemplos motivacionais e fatos médicos diariamente. Faz um comparativo que permite prever o aumento de expectativa de vida, risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão. (iOS)

    Quit Smoking  – Foi projetado para que o usuário se afaste gradativamente do vício, criando estatísticas a partir dos dados fornecidos pelo próprio usuário. Os gráficos revelam quantos cigarros foram fumados durante o dia, o limite de unidades recomendadas e o tempo desde a última vez que a pessoa pegou em um deles, além da quantidade de dinheiro economizado. O software ajuda a reduzir gradualmente a quantidade de fumo no corpo até que a pessoa decida acabar de vez com o vício. É considerado ideal para todos os fumantes que não conseguem dar aquele "Basta!" repentino. Quando o usuário sentir muita vontade de fumar, deverá pressionar o botão vermelho "Smoke" e preencher o nível de necessidade e estresse que está sofrendo. Então, o programa fará o cálculo de um tempo e perguntará se a pessoa pode esperar. (Android)

    Pare de fumar em 60 dias  – Três dias após o usuário fumar normalmente, o aplicativo recolherá informações e analisará os hábitos tabagistas, fazendo a seguir um alerta para que a pessoa saiba quantos cigarros poderá fumar naquelas 24 horas. O programa avisa quando os cigarros acabarão e qual o intervalo de tempo entre as vezes em que a pessoa fumou, inclusive lembrando sobre o esquecimento de registrar os cigarros. (iOS)

    Tweetsmoking  – Aplicativo dispõe de um contador que mostra a melhora na qualidade de vida do fumante a partir do momento em que inicia o processo para largar o cigarro. Exalta a melhoria de sua pele e a quantidade de vitamina C que seu corpo recebe graças à decisão. O aplicativo exibe uma rosa de feições estranhas, mas cuja aparência melhora progressivamente, conforme o usuário vai deixando o vício. Também envia tweets a cada vez que a pessoa desiste de fumar, atuando como exemplo e estimulante para que outras pessoas se conscientizem dos progressos. (Android)

    Craving to Quit  – Software que tem como base um programa desenvolvido pela Universidade de Yale (Estados Unidos) e que promete deixar o dependente livre do cigarro em 21 dias. O programa apresenta para a pessoa que quer se libertar objetivos diários customizáveis, reflexões noturnas e lembretes. Também faz o acompanhamento de quantos cigarros a pessoa fuma e dos exercícios que realiza. (iOS)

    UCSF/SFGH Stop Smoking – Foram 13 anos de estudo entre pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco (Estados Unidos), e do Hospital Geral de San Francisco, até que se chegasse a este aplicativo que relaciona tempo sem cigarro, humor e os exercícios que a pessoa precisa fazer em vez de fumar. O dado importante é que o próprio fumante determina quando quer parar e, com isto, se prepara para o dia final. (iOS)

Fonte: prodoctor.net

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: