post image

Saiba como pais podem estimular a criatividade dos filhos

É durante a infância que acontece o desenvolvimento físico, mental e psicológico. Portanto, nessa fase é importante deixar que os filhos leiam, criem histórias, inventem brincadeiras e se envolvam com atividades criativas. Tudo isso colabora para auxiliar nas suas capacidades de escolha, ajudando-os a se tornarem autônomos, para que saibam enfrentar seus desafios.
Neste sentido, os pais têm uma função muito importante de apresentar estímulos saudáveis e abrir a porta para a criatividade.
\"Em cada fase, a criança necessita de algo diferente. Os bebês, por exemplo, podem ser incentivados através de cores, sons e movimentos que envolvem coordenação motora, assim como pelo diálogo estabelecido com eles\", explica a pedagoga Márcia Murillo.
Já para as crianças maiores, a sugestão são objetos simples como massinhas de modelar, bolas, blocos de madeira, tintas, colas, canetas e lápis de escrever e colorir.
\"Utilize folhas de papel em branco, em vez de álbuns de colorir que já vem com o desenho pronto. Assim, eles têm a oportunidade de criar o que estão pensando e construir algo em cima dessa ideia. Tenha sempre essas folhas de papel espalhadas pela casa com materiais, como hidrocores, lápis de cor, tintas e giz de cera por perto, porque a criança tem seu ritmo para cada atividade, por isso, não é indicado apressá-la e sim deixar o pensamento fluir\", aconselha a especialista.
Teatro, atividades envolvendo música e leitura também são ótimas formas de estimular e exercitar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento infantil. De acordo com Márcia, os pais também precisam saber que a presença dos familiares é importante, pois pode ser um bom momento de ajudar a criança a esclarecer dúvidas, assimilar novas ideias e aprendizados.
Confira algumas dicas de como estimular a criatividas de crianças:
— Incentivar o uso de objetos recicláveis na construção de brinquedos, como por exemplo, caixas com papelão ou tampinhas;
— Reconhecer o esforço da criança, mostrando seus desenhos/criações para familiares, amigos ou deixar expostos em algum ambiente da casa;
— Estimular brincadeiras espontâneas e a leitura de histórias infantis;
— Considerar a criança não como alguém que nada sabe, ou que sabe menos do que o adulto, mas sim, que sabe outras coisas;
— Procurar sempre responder os questionamentos das crianças, sem criticá-las ou inibi-las.
Fonte: Zero Hora
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: