post image

Bebê precisa de banho de sol todos os dias?

O banho de sol diário para os bebês foi uma recomendação unânime durante muitas décadas. Porém, em 2013, Sociedade Brasileira de Dermatologia publicou o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, no qual descreve que os efeitos nocivos do sol na pele são cumulativos, tornando os cuidados necessários desde cedo. Desde então, a orientação divide a opinião de especialistas.

Para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital São Luiz (SP), essa rotina do banho de sol é, sim, fundamental: “Ele é indicado no final do tratamento da icterícia e desde os primeiros dias de vida para ativar a vitamina D e prevenir uma doença chamada raquitismo, que provoca o enfraquecimento dos ossos. A exposição da criança deve ser feita diariamente, por cinco a dez minutos, entre 8 e 10 horas e depois das 16 horas”, recomenda. O especialista reforça, ainda, que, para a ativação ser efetiva, a criança deve tomar sol diretamente na pele, em uma área de cerca de 20 cm, sem que a absorção seja filtrada pelo vidro da janela, por exemplo.

Por outro lado, os médicos que seguem o Consenso alertam para os riscos que o sol pode trazer para o bebê: “Ainda não existe comprovação, mas sim uma preocupação por parte dos médicos em todo o mundo. Por isso, há três anos, o banho de sol não é mais recomendado em bebês de até 6 meses por causa dos possíveis efeitos no futuro relacionados ao câncer de pele”, explica a pediatra Danielle Negri, do Grupo Perinatal (RJ).

De acordo com Danielle, a icterícia pode ser tratada apenas com fototerapia (banho de luz) feita nos hospitais. Já em relação à ativação da vitamina D, a exposição das mãos e do rosto do bebê por cerca de 10 minutos, duas vezes por semana, seria o suficiente, além da prescrição da vitamina em gotas para os menores de 6 meses. “Sabemos que o sol é importante para a produção de vitamina D. Os bebês saem de casa com os pais para passear e só em sair já recebem um pouco da vitamina, mesmo que não estejam em contato direto com o sol”, ressalta.

O que fazer, então?

O melhor é conversar com o pediatra do seu filho e seguir a orientação que ele achar ideal para o seu filho. No entanto, independentemente do banho de sol acontecer ou não, sair com o bebê sempre requer cuidados especiais. Em dias de muito calor, é preciso proteger a pele da criança com roupas leves, chapéus e bonés, criando uma barreira física para os raios ultravioletas.

Os protetores solares só podem ser usados em maiores de 6 meses, desde que apropriado para a idade e com recomendação médica. Vale lembrar que a proteção de modo geral também é necessária nos dias mais frios, nublados e chuvosos, visto que os raios também podem atingir a pele.

Fonte: Crescer

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: