post image

Avós criam site para ajudar outros avós na relação com os netos

O que você faria se seus filhos dissessem agora que você será avô ou avó? Diante da notícia, Elisabete Junqueira, 57 anos, e Jorge Luiz de Souza, 65 anos, cheios de dúvidas, começaram a buscar por informações e histórias sobre a relação entre netos e avós. Depois de dois anos, a dupla resolveu criar, em 2015, um site para dividir a experiência que já estava construindo com os filhos de seus filhos, o Avosidade. 

Experiente em produção de conteúdo, Jorge — que é jornalista —, passou a dedicar boa parte do dia ao site. Elisabete, diretora de projetos especiais em uma empresa paulista, também separa algumas horas na sua rotina para o projeto que criou com o marido. Com a dedicação, mais do que fortalecer a relação com os pequenos, eles ganharam seguidores que buscavam um espaço para dividir os anseios, as dúvidas e as delícias de se tornar avô.

Todo dia, por lá, eles publicam entrevistas com personalidades que já têm netos, tiram dúvidas de leitores com especialistas e contam sobre o que têm aprendido com Mateus, três anos, Sofia, dois anos, Rafael, dois anos, Vitor, um ano, Natália, um ano, e Endrio, de três meses.

– Fui mãe aos 21 anos e meu filho mais velho foi pai aos 32. Tudo mudou significativamente entre a minha época e a dele. Os avós deles são diferentes dos avós que nós somos. Procuramos bastante e não encontramos nada a respeito dessa relação. Há muitas pesquisas sobre os benefícios que a proximidade com os avós traz para as crianças. A gente queria saber mais sobre isso, então, criamos o site – conta Elisabete.

A família que Elisabete e Jorge formaram é um exemplo do que mudou entre uma geração e outra. Os dois casaram há 25 anos. Ela já era mãe de Tiago e Vitor, e ele pai de Leila, Daniela e Paulo. Formaram uma grande família, sem qualquer distinção.

– Todos são nossos filhos e todos são nossos netos – diz Jorge.

O projeto, chamado carinhosamente por eles de "site para avôs da era digital", tem ganhado adeptos. Em um ano, receberam 220 mil acessos, 35 mil deles só no último mês. Seja por meio do www ou das redes sociais, os leitores mostram que eles não estavam errados em criar o espaço. Todo dia, recebem perguntas e histórias de quem quer resolver conflitos comuns com os filhos, genros e noras. 

– Na minha infância, as crianças era "comunitárias", uma irmã cuidava do filho da outra, os avós contribuíam na educação e nos cuidados com os netos. Quando eu tive os meus filhos, algumas coisas mudaram. Minha relação era próxima da minha família, mas em um momento me mudei com as crianças para outro país em razão do trabalho, me separei. Hoje, temos uma geração de avós separados, as pessoas têm menos filhos e estão virando pais mais tarde, as mães têm acesso a muita informação sobre a saúde e o comportamento dela e do bebê. Os avós hoje não podem deixar os pais inseguros. Tenho aprendido isso com o Avosidade – conta Elisabete.

Foi dela a ideia de criar o site. Rapidamente, Jorge se apaixonou pela proposta, tanto que essa é hoje a principal atividade do dia dele. Ainda que tenha criado uma rotina para o Avosidade, com conteúdos novos todos os dias, basta um dos netos estar em casa para alterar os planos. Por eles, diz, atrasa qualquer plano.

– Quando recebi a notícia de que seria avô foi tão legal. E, cada vez que recebia a notícia de novo, ficava ainda mais eufórico. Quando a gente tem filho, a vida muda muito. Quando a gente vira avô também, mas de outra forma – diz o jornalista.

Reaprender a brincar é a principal vantagem nessa fase. Mas o site, afirmam eles, ajudou a minimizar e até a contornar conflitos comuns. Cientes da lição de que "avô não é pai", aprenderam a acatar o que os filhos determinam para as crianças, seja em relação à alimentação, aos horários e ao que devem ou não fazer.

– Viramos uma enciclopédia. Os amigos relatam incertezas e pedem ajuda. Nossos filhos adoraram a ideia, acompanham, sugerem conteúdos – conta Jorge.

Mais que criar laços com os netos, a relação entre Elisabete e Jorge mudou. O casal garante que está mais próximo e sensível.

– Construir um projeto juntos melhorou ainda mais nossa relação. No Avosidade, a gente lida com a emoção das pessoas. Os famosos são conhecidos por uma atividade e, quando nos dão entrevistas se revelam de maneira bastante diferente como avós, são mais sensíveis. Um publicitário estilo Mad Men vira outro ser humano quando fala dos netos. Quando nos tornamos avós, também passamos a ser pessoas diferentes. Isso tem sido muito legal para a família toda e entre nós dois – conclui Jorge.

Fonte: Zero Hora

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: