post image

Como saber a diferença entre gripe e alergia

Como saber a diferença entre gripe e alergia - Se você tem alergia, você sabe que em determinadas épocas do ano esta condição pode piorar muito. A chamada "febre do feno", que ocorre em algumas regiões do país, tende a piorar bastante na primavera e no outono. O período de pico da gripe sazonal pode coincidir com estas estações também. Alguns dos sintomas, como coriza e tosse, são comuns tanto a alergias quanto a gripe. É importante saber a diferença para que você possa buscar o tratamento adequado.

Febre do feno

"A febre do feno" não é realmente uma febre. É conhecida pelos médicos como rinite alérgica sazonal. E febre não é um dos sintomas. Uma reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico erra e considera substâncias inofensivas, como o pólen, um intruso. O sistema imunológico entra em ação, criando auxiliares químicos para responder. Estes causam os sintomas de alergias.

Enquanto o pólen está no ar, as pessoas que são alérgicas a ele, muitas vezes, espirram ou têm o nariz escorrendo e entupido. Elas também podem sentir coceira nos olhos, nariz, garganta e boca. Estes mesmo sintomas podem ocorrer para qualquer outro alérgeno

 

Gripe (influenza)

A gripe é causada por um vírus que se espalha principalmente por gotículas de saliva quando as pessoas tossem, espirram ou falam. A gripe geralmente vem de repente. Ela pode ser leve ou muito grave - resultando até mesmo em morte. As pessoas com a gripe podem ter febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, nariz escorrendo ou entupido, dores de cabeça e cansaço extremo.

As complicações incluem infecções de ouvido, sinusite, bronquite e pneumonia. Se não levar a complicações, a gripe costuma durar entre poucos dias e duas semanas. Lembre-se, a única e melhor maneira de prevenir a gripe é lavar as mãos e tomar a vacina anual. Se você acha que está com gripe, entre em contato com seu médico.

Veja como comparar os sintomas de alergias e gripes:

image

Fonte: cuidadosmil.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: