post image

Estudante do 3º ano do ensino médio lança livro de poesias

Bruna Armstrong Benigna Sales tem 17 anos e desde os 8 utiliza suas habilidades com as palavras. Especialmente próxima do gênero poético, a adolescente publicou seu primeiro livro em 2016, cujo lançamento aconteceu durante o Salão do Livro do Piauí – SALIPI. A coletânea intitulada “Metamorfina” reúne 83 poesias, que revelam as percepções da autora sobre os mais variados temas do cotidiano.

A estudante possui como maiores referências na literatura autores brasileiros como Machado de Assis, Augusto dos Anjos e Carlos Drummond de Andrade. E embora a paixão pela literatura e pela escrita sejam inegáveis, Bruna pretende ser médica.

A jovem escritora conta que a oportunidade de lançar o livro surgiu graças a proximidade com os idealizadores do Salipi, professores Alex Romero e Kassio Gomes. “Na verdade, o sonho de quem escreve é publicar um livro. Eles souberam que eu escrevia através do meu pai. Ajudaram no lançamento do livro e me puseram no Salipi. Eu fiquei sem acreditar!”, revela.

image
Bruna participou do "Bate-papo literário" durante o Salipi

Metamorfina e a concepção sobre a leitura no Brasil

O título do livro é um neologismo que mistura as palavras “metamorfose” e “morfina”. “A metamorfose se refere a todos os conflitos e mudanças pelos quais passamos na fase da adolescência e morfina é a uma droga para alívio da dor. Na junção das duas palavras, temos também a palavra “amor”, que no caso seria a forma de resolução desses conflitos sem o vício proporcionado pela droga”, explica a autora.

A experiência em lançar o livro, segundo a estudante, foi gratificante e ela projeta futuras publicações. “Ainda tenho alguns manuscritos inacabados, mas no futuro eles virarão outra coisa”, antecipa.

Bruna faz ainda um apelo aos jovens sobre a importância da leitura como ferramenta de crescimento pessoal e de mudança social. “Eu aconselho aos jovens que busquem ler e escrever mais, pois só assim a gente muda essa concepção errada sobre a leitura. No Brasil, nós temos Machado de Assis, que é a referência como escritor realista mundial. Pra se ter uma ideia, na Holanda se lê mais Machado de Assis do que próprio Brasil. Não valorizamos a cultura e inteligência nacionais, só valorizamos o que é de fora e essa concepção precisa mudar”, analisa.

“A gente tem que continuar incentivando a leitura e a escrita através de eventos como Salipi, chamando o público de todas as idades para ler, produzir e adquirir conhecimento. Só assim as pessoas podem embasar suas decisões e construir um futuro melhor”, finaliza a jovem.

Confira abaixo uma das poesias de Bruna:

Em cima do muro

O mundo todo

tudo tudo

mudo

Em todos os cantos

Encantos,

escondidos debaixo dos panos.

e os pianos?

Debaixo dos mantos...

Meu mundo,

Meus campos.

Rodando rodando

tanto tanto

tudo tudo

O mundo todo?

O meu mundo.

Mudo,

Em cima dos muros. 

Você pode adquirir a obra de Bruna nas livrarias Entrelivros e Aliança.

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: