post image

A livraria mais bonita do mundo fica em Portugal e fez 110 anos

Considerada uma das mais belas atrações turísticas do Porto, a Livraria Lello e Irmão foi eleita como uma das mais bonitas do mundo. O atual edifício em que se encontra instalada foi inaugurado em 1906 e foi construído pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves. Distingue-se pela sua belíssima fachada Arte Nova, com apontamentos neogóticos. No interior, além dos livros, considerados verdadeiras preciosidades, pode admirar-se um ambiente único, onde sobressai além da impressionante escadaria para o piso superior, as decorações em gesso pintado, com imitação de madeira, e um belo vitral no teto. Classificada como Monumento de Interesse Público em 2013.

Em estilo neogótico, um amplo arco abatido, cuja entrada se divide numa porta central, ladeada por duas vitrines que constituem os verdadeiros expositores públicos da Livraria Lello. Sobre este arco, há uma janela tripla, fechada com muretas e separada das pilastras, as quais são encimadas por torres pontiagudas originais.

Dos lados da janela, destacam-se duas figuras pintadas, da autoria de José Bielman, simbolizando uma a Arte e a outra a Ciência. O resto da fachada da Livraria Lello completa-se com ornamentação fitográfica e com o nome da livraria. Todo o rendilhado na parte superior do prédio é um autêntico monumento artístico que já mereceu classificação de património nacional.

Entrando no interior da Livraria Lello, o visitante sente-se envolvido por um ambiente acolhedor, onde pontificam os livros e uma decoração que impressiona. Uma vasta sala, com uma galeria que dá acesso a uma escada ornamental, onde correm algumas mesas que servem para exposição dos livros. Bancos em madeira e revestidos a couro e estantes a toda a altura desta sala perfazem o espaço interior próprio de uma livraria atual, mas que guarda a memória do passado.

image

Nos pilares, à esquerda e à direita, distinguem-se os bustos de ilustres escritores: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro. Obra do escultor e distinto artista Romão júnior, estão cobertos por baldaquinos (espécie de dossel sustentado por colunas), rendilhados em estilo gótico.

image

O teto, lavrado, resguarda no centro uma luminosidade diáfana que provém do amplo vitral em que se desenha o ex-libris da Livraria Lello & Irmão Lda, o famoso "Decus in Labore". Como escreveu um afamado jornalista do princípio do século, a riqueza de tons do grande vitral, o recorte gracioso das janelas, a balaustrada da galeria e os grandes candelabros situados nos ângulos que demarcam esse espaço, as linhas das ogivas que se entrelaçam no teto sob os florões e que vêm morrer nas nervuras que correm pelos pilares até às mísulas, deixam o visitante deslumbrado.

image

A livraria Lello e Irmão fica na Rua das Carmelitas, 144, Porto, Portugal. O voucher custa 3 euros, que pode ser convertido em descontos na compra de livros e devem ser comprados na mesma rua, no Centro de Acolhimento na escultura Shelter.

Fonte: Vortexmag

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: