post image

Os segredos do autocontrole e produtividade, segundo um CEO

Depois que sua consultoria analisou mais de um milhão de pessoas, o presidente da TalentSmart descobriu uma característica presente em 90% dos funcionários de maior destaque.

É a inteligência emocional, principalmente atrelada ao autocontrole, “uma habilidade que desencadeia uma produtividade massiva ao manter a pessoa focada e no caminho certo”, escreveu Travis Bradberry em seu LinkedIn.

O executivo, que também é autor do livro Emotional Intelligence 2.0 (Inteligência Emocional 2.0, em tradução livre), acredita que, ao mesmo tempo em que a habilidade é muito importante e desejada, é também difícil de ser dominada. 

Ao analisar milhares de perfis, o especialista descobriu 8 características de pessoas produtivas.

Foco nas soluções

Ao invés de fixar a mente no problema, o que pode interferir no estado emocional, elas pensam em soluções e ações que podem ser tomadas.

Além disso, é claro que cada problema tem milhares de possibilidades, mas se preocupar com o que aconteceria caso as decisões fossem diferentes só irá desperdiçar tempo que poderia ser gasto nas soluções, diz o texto.

Alimentação adequada

Ao invés de comer incontrolavelmente um pacote de bolachas ou de salgadinho – e se arrepender mais tarde - o ideal é forrar o estômago com alimentos que demorem mais para serem digeridos, como grãos integrais ou carne.

Perdoar as próprias falhas

Ao escorregar, seja na dieta, rotina de exercícios ou produtividade no trabalho, sempre chega o arrependimento. Bradberry afirma essas falhas são normais para quem busca alcançar um objetivo desafiador e que o importante é não deixar o erro abalar a autoestima.

Poder do não

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em San Francisco mostrou que, quanto maior a dificuldade de dizer “não”, maior o nível de estresse e risco de depressão. Ao negar um novo compromisso de forma enfática, as pessoas se mantêm mais comprometidas com os projetos atuais.

Não são perfeccionistas

Pessoas com alta inteligência emocional sabem que a perfeição não existe, diz o especialista. Do outro lado, perfeccionistas não conseguem alcançar seu objetivo e sentem que fracassaram naquela tarefa.

Pensamento positivo

Para impedir a mente de se distrair durante uma tarefa, uma dica é pensar na recompensa que irá receber ao terminar o trabalho, diz o presidente.

Cuidado com o corpo 

Sono adequado, exercício e meditação são algumas práticas que podem ajudar a melhorar a produtividade e a controlar os impulsos, aconselha o especialista.

Esperar

Mesmo com todos esses cuidados, a tentação de devorar batatas fritas ou procrastinar durante um trabalho podem ser grandes.

Bradberry recomenda esperar dez minutos, que a vontade de sair da linha será muito menor.



Fonte: Exame

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: