post image

Cidades amigas para quem tem mais de 60 anos

Nova York, nos Estados Unidos, Barcelona, na Espanha, e Ottawa, no Canadá, são exemplos de cidades que adotaram o modelo de cidade amiga do idoso de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — um conjunto de políticas públicas que visam o bem-estar da população acima de 60 anos em todas as áreas, como saúde, transporte, lazer e assistência social. “O Canadá é um dos melhores exemplos. Cerca de 900 cidades ou comunidades adotaram o protocolo da OMS, cobrindo praticamente todo o país”, diz o médico Alexandre Kalache. Em Nova York, explica, um dos programas é da empresa amiga do idoso, que envolve desde os pequenos comércios locais até grandes corporações, como a Microsoft. Já em Cingapura, as ações procuram utilizar a tecnologia como aliada dos programas de auxílio à terceira idade.

A tecnologia, por sinal, será uma das grandes aliadas nos projetos de apoio à terceira idade. “Não se trata de sistemas tecnológicos sofisticados. Um andador para uma pessoa com dificuldades de locomoção é algo revolucionário. Uma cadeira de rodas elétrica é fantástica”, diz Kalache.

No Brasil, um dos grandes exemplos é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que recebeu o título de cidade amiga do idoso em outubro do ano passado. A cerimônia contou com um representante da OMS para a entrega do título e deu destaque a projetos desenvolvidos na capital gaúcha.

Segundo informações da prefeitura, os idosos têm, por exemplo, direito a 20% das consultas diárias das unidades de saúde de Porto Alegre. Na área de habitação há prioridade para as pessoas de terceira idade nos proje- tos habitacionais. O município foi uma das primeiras capitais brasileiras a adotar a política de transporte coletivo para pessoas com mais de 60 anos.

No Rio de Janeiro, um projeto bem-sucedido é o de capacitação de porteiros. A cidade concentra grande número de idosos, principalmente em bairros como Copacabana, onde muitos idosos moram sem companhia em apartamentos. Desde 2010, o Grupo Bradesco Seguros desenvolve, em parceria com o SenacRJ, o programa “Porteiro Amigo do Idoso”, que já capacitou mais de mil profissionais.

“É uma tranquilidade para os moradores e para as famílias”, diz Kalache. Ele lembra que, em pesquisas feitas em Copacabana durante a elaboração do guia da OMS, muitos idosos davam a seguinte resposta à pergunta sobre quem eram seus amigos: o porteiro do prédio.

“O objetivo do programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos”, explica Eugênio Velasques, diretor da seguradora. Nas aulas, os alunos são orientados sobre as consequências da velhice, aprendendo a lidar com todo tipo de situação que envolva os idosos. Devido à boa aceitação, o programa, que é totalmente gratuito, foi levado para outras cidades, como São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).

Por meio de seus programas de incentivo, a CPFL Energia também tem apoiado ações em diversos municípios, por meio dos conselhos municipais de idosos. Cidades como Campinas (SP), Jaguariuna (SP) e Veranópolis (RS) são alguns dos municípios cujos programas receberam incentivos da companhia de energia.

Fonte: Valor Econômico
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: