post image

Em quanto tempo notamos os benefícios da prática de exercícios?

Hábitos de vida saudáveis devem incluir obrigatoriamente a realização regular de exercícios físicos. Os benefícios dessa prática são observados após 12 a 14 semanas da realização moderada e regular de exercícios físicos aeróbicos (pedalar, caminhar ou correr, por exemplo), três a quatro vezes por semana, em uma intensidade moderada, sendo associados a exercícios de fortalecimento muscular duas vezes por semana.

O ideal é contabilizar 150 minutos de exercícios físicos por semana. Esses benefícios, descritos na literatura científica são os seguintes: elevação do HDL-c (colesterol"bom") em média de 5%, diminuição do LDL-C (colesterol "ruim") em 10%, diminuição dos triglicérides, maior sensibilidade à insulina (hormônio que permite a entrada da glicose para o interior das células), perda de peso (2kg a 3kg) e redução da pressão arterial.

Outro benefício muito relevante é a modificação da resposta inflamatória, detectada nos praticantes de exercícios moderados, ou seja, a diminuição de substâncias que favorecem à aterosclerose (IL-1, IL- 6, TNF, PCR e amilóide A) e aumento de substâncias que protegem contra à aterosclerose (IL- 4, IL-10, ß1-TGF).

A aterosclerose é a formação de placas de gordura na parede das artérias (ateromas), sendo a principal causa do infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Fonte: Portal do Coração

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: