post image

7 dicas para superar o vício em tecnologia

Quantas vezes você saca o celular do bolso só para checar novos e-mails ou a mensagem que acabou de vibrar? Um estudo feito em 2015 pela empresa Deloitte mostrou que pelo menos 40% dos usuários de celulares olham seus aparelhos nos primeiros cinco minutos após acordar e 47% usam os smartphones enquanto “conversam” pessoalmente com familiares e amigos.

Atualmente, é quase impossível encontrar um local público sem pelo menos uma pessoa distraída no celular. O vício em tecnologia é real e em alguns países até existem grupos de terapia para tentar superar essa dependência. Por isso, separamos dicas e técnicas para quem precisa diminuir o consumo e a obsessão pelas telas:

1 - Elimine momentos de ócio

Quando não temos nada para fazer, podemos ter a mania de passar o tempo no celular. Em entrevista ao Mental Floss, Jamison Monroe, fundador da Academia Newport, que oferece tratamento para adolescentes, sugere criar uma lista de tudo o que você pode fazer nas horas vagas — menos usar o celular.

“Lembre-se de coisas mais importantes e saudáveis que poderia fazer com esse tempo”, disse. “Como caminhar, dançar, se exercitar ou meditar.”

2 - Use a tecnologia a seu favor

Ironicamente, alguns aplicativos podem te ajudar a largar o vício em tecnologia. O Moment, para iOS, diz quantas vezes você acessou o celular por dia; no App Detox, você é avisado quando ultrapassa o tempo pré-determinado para usar a internet; e o Off Time serve para bloquear distrações como games.

3 - Não conte apenas com a força de vontade

Desligar o computador ou deixar o celular bem longe parece simples, mas é preciso mais do que força de vontade para ignorá-los completamente. “É preciso reconhecer que é difícil ‘competirmos’ com esses produtos inovadores das empresas bilionárias”, resumiu David Ryan Polgar, especialista em ética da tecnologia e cofundador da Digital Citizenship Summit. “O melhor é descobrir mais de um caminho para resistir à tentação.”

4 - Desligue tudo antes de dormir

Uma hora antes de dormir, desconecte-se de todos os seus aparelhos. “O brilho das telas interrompe a produção de melatonina, que dá ao cérebro um sinal de que é hora de dormir”, explicou Monroe. “Deixe os dispositivos em outro quarto para evitar a tentação de usá-los.”

5 - Comece aos poucos

David Greenfield, fundador do Centro para Vício em Internet e Tecnologia, em Connecticut, diz que cortar os hábitos de forma brusca não é a melhor saída. Ele sugere começar desligando o celular durante o jantar. Depois de algum tempo, tente deixar o aparelho em casa enquanto sai para caminhar. “Estabeleça seus próprios limites”, sugeriu. “Comece com pequenas mudanças e tente novos progressos com o tempo.”

6 - Desligue notificações

“O smartphone eleva os receptores de dopamina e você continua a acessá-lo a cada toque, porque isso oferece uma espécie de recompensa”, explicou Greenfield. Ao desligar as notificações, as chances de sentir vontade de olhar a tela do celular a cada minuto pode diminuir.

7 - Planeje pequenas pausas

Estabeleça alguns momentos do dia feitos para “pausas tecnológicas”. Entre 15h e 15h30, por exemplo, desligue o celular e deixe-o fora de alcance. “Escolha uma tarefa específica para fazer durante esse tempo”, recomendou Craig Donovan, da Universidade Keane. Tente adicionar várias pausas e inclua as refeições: nesses momentos, aproveite para observar melhor o que acontece ao seu redor.

Fonte: Galileu

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: