post image

No Dia do Dentista, profissional destaca a importância da visita regular ao consultório

Basta ouvir o barulho da máquina do dentista que o coração de quem tem medo de ir ao consultório acelera. Mesmo temida, a visita ao odontologista, profissão celebrada no dia 25 de Outubro, deve ser feita regularmente. “A maioria das pessoas tem medo, mas nós buscamos o conforto do paciente. O que é preciso lembrar é que, fazendo visitas regulares, a tendência é fazer apenas a prevenção”, conta a odontologista Belmira de Azevedo.

Ela diz que para escapar dos tratamentos, e assim da dor e dos custos, a prevenção é o melhor remédio. Para isso, a escovação dos dentes deve ser feita, no mínimo, três vezes por dia, aliada ao fio dental. “Também é importante evitar comer entre as refeições ou, se comer, escovar os dentes logo depois”, destaca. Ela lembra ainda da necessidade de visitar o dentista periodicamente, de seis em seis meses.

Embora essas dicas sejam conhecidas da maioria da população, Belmira conta que os pacientes não têm cuidado dos dentes da forma correta. “Acho que as pessoas têm sido negligentes. A tendência é que o índice de cáries diminuísse, mas não é o que notamos. Tenho visto pessoas bem novas, que tem acesso à informação, com bastante cárie”, ressalta.

Dados da PNS 2013 (Pesquisa Nacional de Saúde), 55,6% dos brasileiros não consultam o dentista nem ao menos uma vez por ano.

Fonte: ndonline.com.br

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: