post image

A Casa da Cultura recebe a exposição Círculo Cromático, do artista plástico e cartunista Jota A

A Casa da Cultura de Teresina recebe a exposição Círculo Cromático, do artista plástico e cartunista Jota A. Composta por 10 obras, as telas trazem cores e técnicas mistas, feitas exclusivamente para a mostra que vai até o dia 26 de novembro. Segundo o artista, as telas estavam sendo trabalhadas cuidadosamente desde o início deste ano. "Queria passar para as telas uma sensação de harmonia, energia positiva e um pouco das minhas experiências como artista. Por exemplo, as telas são permeadas por sulcos, rasgos, típicos das matrizes de xilogravura. Uma das minhas paixões artística", falou.

Segundo a professora do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí, Yolanda Carvalho, Jota A é um artista que permeia inúmeras "escolas", entre o figurativo concreto e o abstrato ilusionismo. A irreverência de Jota A, que também permeia o universo plástico, vai das charges às pinturas lúdicas e misteriosas. Nesse jogo ele quebra paradigmas e faz o observador contemplar um universo visual criativo, levando a pensar e refletir ao mesmo tempo em que nos faz sentir emoções, saberes e experimentar a aprendizagem.

Jota A é jornalista-ilustrador, graduado em Educação Artística pela UFPI em 2014. Criador do Salão Medplan de Humor e cartunista do Jornal O Dia desde 1988. É sócio da Fundação Nacional de Humor onde ministra palestras e cursos de desenho de humor em escolas e faculdade, membro do Nugrappi-Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí e da UAPPI - União dos Artistas Plásticos do Piauí. Lançou em 1997 o livro de cartuns Humor Todo o Dia; em 2005, Cara e Coroa e em 2012, Traços e Risos.

image

Fonte: Jornal O Dia

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: