post image

Saiba como estimular o bebê a engatinhar

Desde os primeiros momentos da infância, o bebê busca descobrir o mundo à sua volta. Com os olhos, eles observam e começam a enxergar as cores, com as mãos e os pés, descobrem os mais diversos materiais, e, aos poucos, dão sinais de liberdade motora e iniciam a fase do engatinhar.

Geralmente, a partir do sétimo mês de vida, as crianças conseguem sentar sem o apoio das mãos e ficam mais “durinhas”. Nessa mesma época, uma das conquistas mais celebradas pelos pais e mães é quando o filho começa a engatinhar. “Foi lindo ver aqueles pés fofos se equilibrarem pela primeira vez. Às vezes cair e depois sair rastejando pela sala. Sem dúvidas a descoberta é nossa também”, lembra Andrea Teske, coordenadora de marketing e mãe do Lucas, de 2 anos.

Pode ser do jeito tradicional, apoiado nas mãos e nos joelhos ou, simplesmente, “minhocar” – aquele jeito de arrastar a barriga no chão, o importante é ter segurança e liberdade para explorar e descobrir o espaço ao redor. Afinal, o deslocamento corporal é uma fase essencial para o desenvolvimento psicomotor da criança. Por isso, é importante deixá-la confortável durante esse período de amadurecimento.

Conforto e segurança ao engatinhar

O bebê experimentará, pela primeira vez, o que é se locomover por conta própria. A sensação de liberdade e noção de pertencer ao mundo é uma experiência incrível na vida deles. Uma dica importante para não limitar a locomoção ou os movimentos dos pequenos nesse processo é usar as roupas mais confortáveis, respeitando também as particularidades do local.  Como sugere a baby planner Aline Saito, formada pelo Instituto OZ! Organizer: “Macacões de algodão e joelheiras próprias para bebês são indicadas para um chão mais duro”. Hoje em dia, algumas roupas de crianças já vêm com emborrachamento para não escorregar. É a tecnologia auxiliando mamães e papais no dia a dia.

Para deixar o ambiente mais aconchegante, espalhe almofadas coloridas e alguns brinquedos, pois isso desperta a curiosidade dos pequenos. Mas relaxe e não exagere, lembre-se que qualquer ambiente é naturalmente intrigante para um bebê.

Explorando ao ar livre

Se o bebê estiver engatinhando em um local ao ar livre, como um parquinho, Aline sugere as mesmas peças confortáveis e leves, de algodão, mas sem emborrachamento. Isso porque o contato com a terra e a areia é essencial para o baby entender as possibilidades de textura e os limites de locomoção em diferentes pisos.

“Deixa sujar! Assim como a fase de aprender a comer sozinho, a do engatinhar vai exigir prática e garantir maior liberdade a eles”, completa Aline, que além de baby planner é mãe de três meninas (Sofia, de 5 anos, e das gêmeas Elisa e Giovanna, de 7 meses).

Quando os pequenos começam a engatinhar de um lado para o outro, é comum que as roupas fiquem mais sujas em alguns pontos, como joelhos, cotovelos, bumbum e barriga. Mas nada de preocupação! Deixe que o novo OMO Puro Cuidado tome conta de tudo. Com ele, não há necessidade de esfrega-esfrega. As roupas ficam limpas e com um perfume muito suave – sem falar que o produto é dermatologicamente testado, perfeito para a pele delicada do bebê.

Fonte: Crescer

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: