post image

Entidade divulga orientações para o bebê ter um sono seguro

Você já ouviu falar na síndrome da morte súbita entre bebês? Pois ela é definida como o falecimento inesperado da criança, aparentemente saudável, com um ano ou menos de idade. Essa situação costuma acontecer quando elas estão dormindo. Para ter ideia, só nos Estados Unidos ocorrem 3 500 casos de morte de bebês por questões relacionadas ao sono, como sufocamento acidental. Pensando em proteger os pequenos e diminuir essas taxas, a Academia Americana de Pediatria lançou novas recomendações.

“Nós sabemos que os pais podem se sentir sobrecarregados com a chegada de um novo bebê em casa. E queremos dar a eles informações claras e simples sobre como e onde colocar a criança para dormir”, disse Rachel Moon, a principal autora do relatório que deu suporte para o documento. “Sabemos que é possível manter o bebê seguro sem gastar um monte de dinheiro com dispositivos de monitoramento. Basta investir em medidas simples”, acrescentou.

A seguir, veja algumas das orientações:

– Coloque o bebê de costas no berço, em uma superfície firme.

– Nunca deixe-o dormir em sofás, cadeiras ou travesseiros sem a supervisão de um adulto.

– Evite itens macios no berço, incluindo cobertores, travesseiros, pelúcias e protetores.

– Grades de proteção também devem ser abolidas.

– Não exponha a criança, mesmo que indiretamente, a fumo, álcool ou outras drogas. Isso pode aumentar o risco de morte súbita.

– Mantenha a vacinação em dia.

– Não coloque o filho para dormir na sua cama. Por outro lado, deixar o berço no mesmo quarto dos pais diminui a probabilidade de algum problema no sono em até 50%.

O momento da amamentação também exige cuidados. Segundo a entidade, assim que o bebê terminar de mamar o correto é transferi-lo para seu berço, que preferencialmente deve estar no quarto dos pais. E se houver alguma possibilidade de a mãe dormir na hora do aleitamento, o procedimento precisa ser feito na cama, sem lençóis, travesseiros ou qualquer outra coisa que possa obstruir a respiração da criança. Caso a mulher pegue no sono, o ideal é colocar o bebê em seu berço no instante em que acordar.

Fonte: Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: