post image

9 Habilidades para emagrecer. Como andam as suas?

O assunto emagrecimento geralmente é um “bicho papão” que vem atormentando a vida de muitas pessoas ao longo dos anos. Na verdade emagrecer é  simples, mas se manter no peso e evitar o tão conhecido “efeito sanfona” é que é o “pesadelo” para muitos. O grande segredo é o planejamento, saber o que precisa ser feito passo a passo, pois quanto mais certo do caminho você está, mais certeza você terá que este caminho te levará ao seu resultado e a realidade que você quer para a sua vida. Portanto existem 9 habilidades e competências principais dentro do processo de emagrecimento que devem ser sempre avaliados durante a jornada. São eles:

PLANEJAMENTO: Rotinas Diárias, semanais, cuidados com alimentação, compras, atividades físicas, execução das tarefas determinadas no processo, meditação, lazer, trabalho (são pontos relevantes para o momento do planejamento, tudo que pode acontecer positivamente ou negativamente durante o processo)

Como está o seu planejamento para emagrecer hoje?
Quais são os seus principais desafios no momento de se planejar?


METAS:
 Sua meta está clara? atingível? mensurável? De acordo com o tempo determinado? E a manutenção das metas? Na semana? No dia-a-dia? (Observe quando você coloca uma meta e não atinge seus resultados, é importante fazer uma alteração da meta para que não gere frustração ou mesmo desistência).

Qual sua meta de emagrecimento (Mensal, Semanal, Diária e Objetivo Final)?
O que pode te impedir de entregar essa meta?

FOCO: Habilidade de saber falar não, conseguir chegar a cada semana e ficar firme dentro das atividades e planejamento proposta para cada semana do processo de Emagrecimento Consciente.

Como você se sente e se percebe no processo de ter foco?
O que é mais difícil para você na hora de manter o foco?

ORGANIZAÇÃO: Faz a programação das refeições, compras, horários, preparação para o dia-a-dia. Evita comer fora do plano alimentar alinhado no início do processo ou a cada etapa do programa. Mostra atenção necessária em termos de organização com demais atividades exploradas no objetivo do emagrecimento.

O que você tem feito na prática para organizar o seu emagrecimento?
Imagine o melhor cenário, COMO você gostaria que fosse sua organização?

DETERMINAÇÃO: Seguir o plano (planejamento, organização, passo a passo) que você propôs para o processo, fazer os exercícios físicos e mentais, nos dias e horários o qual você se comprometeu, fazer as tarefas alinhadas com a semana.

Quais impedimentos você tem encontrado no caminho de se manter firme?
Imagine você MAGRO, o que isso vai mudar na sua vida? E qual o seu nível de comprometimento magro?

MOTIVAÇÃO: Como está HOJE os seus motivos para a AÇÃO? Está resgatando a todo momento a visualização do momento em que estiver MAGRO? 

Porque chegar no seu resultado é importante para você?
O que te motiva a manter-se firme para ter o corpo tão desejado?

AUTO-ESTIMA: O quanto você está bem com você mesmo? Avalie o seu nível de amor-próprio

O que você pensa sobre você e sobre o seu corpo?
Qual sua principal dificuldade, medo ou frustrações em aumentar o nível de amor por você mesmo?

ACREDITAR: É a crença positiva de que vai dar certo. Acreditar que é possível emagrecer é muito importante, e fundamental dentro desse processo. 

Porque chegar ao seu resultado é importante para você?
O que te motiva a manter-se firme em direção ao corpo desejado?

SEGURANÇA: Como está seu nível de segurança com relação ao que você faz e tem feito?

O que realmente faria você se sentir 100%seguro do seu processo de emagrecimento?

Pense nos seus objetivos e no seu desejo de emagrecer, pense como cada uma dessas competências têm afetado o seu processo e estabeleça prioridades de quais habilidades são mais importantes para você, reconheça as que você é melhor e desenvolva as demais. Essa análise pode acontecer periodicamente para não sair dos trilhos, pois o ajuste pode ser feito durante a caminhada. 

É importante ressaltar que nem sempre conseguimos seguir na jornada sozinhos e que existem profissionais como psicólogos, coaches, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros e médicos que podem fazer essa caminhada junto com você. Está pronto para começar? Sucesso!

Dra. Marina Medeiros ~ Psicóloga e Master Coach do Programa Mais por Você

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: