post image

Brincar com blocos ajuda a melhorar aprendizado espacial e raciocínio matemático

Jogos com blocos podem ajudar a melhorar aprendizado espacial e raciocínio matemático de crianças, e posteriormente ajudam a desenvolver habilidades em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A descoberta é de um novo estudo realizado por pesquisadores das universidades Temple e de Delaware, nos EUA, publicado na revista “Child Development”.

Mais de cem crianças de 3 anos de idade de diversos níveis sócioeconômicos fizeram parte do estudo. Os pesquisadores descobriram que os pequenos com mais habilidade para copiar estruturas de bloco também eram melhores em matemática. Um dos testes foi avaliar se as crianças poderiam descobrir onde cada bloco se encaixava e se elas conseguiam alinhar as peças.

O estudo também descobriu que, por volta dos 3 anos de idade, crianças de famílias de baixa renda já ficam para trás em habilidades espaciais, provavelmente como resultado da experiência mais limitada com blocos e outros materiais que facilitam o desenvolvimento. 

Além disso, os pais de crianças de baixa renda relataram o uso de um número significativamente menor de palavras como “acima” e “abaixo” com seus filhos.

Neste estudo, as habilidades espaciais das crianças foram avaliadas através de uma tarefa de construção de blocos. Já as habilidades matemáticas foram examinadas através de uma medida desenvolvida para crianças de 3 anos de idade, que se concentra em uma ampla gama de habilidades, de contagem simples a operações complexas, como adição e subtração.

- A pesquisa na aprendizagem mostrou que experiências como a construção de blocos e jogos de quebra-cabeça podem melhorar habilidades espaciais das crianças e que, estas habilidades, podem apoiar tarefas como as de resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental e médio - explica Brian Verdine, da Universidade de Delaware e um dos autores do estudo.
Fonte: O Globo
Compartilhar

Permito o uso de cookies para: