post image

Diabetes e consumo de frutas : Todas estão liberadas?

Para o controle e/ou prevenção da Diabetes é importante que seja feito uma diminuição da quantidade de carboidratos consumidos na alimentação. Um fato que poucos atentam é que as frutas, apesar de serem saudáveis, na sua grande maioria são fontes de carboidratos e consequentemente merecem atenção na hora de seu consumo. A recomendação de consumo de frutas para pacientes com diabetes é de apenas 3 ou 4 porções por dia, enquanto que para indivíduos não portadores da doença esta recomendação aumenta para 5 a 6 porções diárias.

Outra informação relevante é entender que cada tipo de fruta tem uma quantidade de carboidrato diferente. Portanto escolher frutas com uma quantidade de carboidrato menor pode ajudar a controlar o açúcar do sangue.

Dentre as frutas com menor teor de carboidrato podemos citar: Melão, mamão, ameixa, abacate, morango, kiwi, melancia entre outras. Outra dica é procurar associar uma fonte de fibras como aveia, linhaça ou chia, isso ajuda no controle da diabetes e de outras doenças.

É importante que cada pessoa procure um nutricionista para que este planeje e adeque a dieta de acordo com as suas necessidades e possa determinar as quantidades exatas a serem consumidas.

André Felipe Teles de Sousa
Nutricionista - Programa Mais por Você Medplan

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: