post image

Onde nasce a consciência?

As funções do cérebro humano reservam mistérios ainda indecifrados pelos cientistas. Mas pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, deram um passo importante para desvendar a localização física da consciência — peça fundamental para solucionar o quebra-cabeça da atividade cerebral. Divulgado no ano passado, o estudo da instituição norte-americana apresenta uma conexão entre a região do tronco encefálico envolvida na excitação e regiões cerebrais ligadas à percepção.

De acordo com os cientistas, a correlação entre essas duas áreas explica o desenvolvimento da consciência. Região do cérebro que se conecta à medula espinhal, o tronco encefálico já era conhecido pelos neurologistas por suas funções associadas à excitação — a área regula os comandos de dormir e acordar, além de ajustar o batimento cardíaco e a respiração. Os pesquisadores, no entanto, patinavam na busca pela localização do supervisor da percepção, embora imaginassem que ficasse na região do córtex, camada externa do cérebro que é rica em neurônios.

Para esclarecer essa dúvida, foi necessário analisar 36 pessoas com lesões no tronco encefálico — 12 delas estavam em coma e 24 se encontravam conscientes. Por meio do mapeamento cerebral dos pacientes, que comparou aqueles que estavam acordados com os que não estavam, os pesquisadores concluíram que duas áreas do córtex estavam diretamente ligadas à região específica responsável pelo coma no tronco encefálico.

E essa descoberta traz uma boa notícia: os cientistas afirmam que será possível aprofundar as pesquisas para recuperar pacientes que apresentam quadro de coma profundo. “Nossos resultados dão uma visão das regiões cerebrais e dos circuitos envolvidos em distúrbios da consciência”, diz o médico Michael Fox, que liderou as pesquisas. “Isso proporciona um alvo potencial para terapias, tais como a da estimulação cerebral.”

Fonte: Galileu

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: