post image

O café pode melhorar a sua memória — se for consumido na hora certa

Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Neste caso, adultos mais jovens se beneficiariam tomando uma xícara pela manhã, enquanto os mais velhos ficariam melhor tomando uma à tarde.

A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan. O cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados.

Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã. Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde para um teste de memória.

Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada. Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. 

Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória. O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.

Fonte: Galileu

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: