post image

Fome Emocional x Fome Física: 4 maneiras de perceber a diferença

Não é fácil saber a diferença entre fome física e fome emocional. Quando você tem uma ânsia por algo doce como um chocolate, brigadeiro, sorvete ou mesmo algo salgado como pizza e salgados, pode ser pois dois motivos:

a) Uma forma de o seu estômago gentilmente lhe lembrar que é hora de reabastecer (a ânsia por carboidratos aparece frequentemente por estar excessivamente com fome).

b) Ou Um sinal de que você está entediado e precisa de distração.

Como você vai saber? Essas duas situações de fome são extremamente parecidas, é igual quando você vai ao oftalmologista e ele pergunta qual imagem é mais clara “A” ou “B” e elas parecem exatamente as mesmas.

Perguntas que são feitas antes do ato de comer, você pode desenvolver uma alimentação mais consciente e parar de sofrer com as consequências de comer excessivamente.

Aqui estão quatro questões que você pode se perguntar quando você precisa distinguir o comer para se sentir emocionalmente confortável ou uma necessidade genuína de nutrição. A boa notícia é que com algumas práticas, você pode se tornar um expert em decodificar o significado por trás das suas ânsias.

1) Satisfação X Alívio

Eu quero comer para energizar meu corpo e fazê-lo funcionar bem ao longo do dia, ou estou procurando por alívio ou sensação de segurança?

Exercício: Coloque sua mão sobre a parte do seu corpo que precisa de atenção. Será que vai para o seu estômago, porque está roncando? Ou vai para o seu cérebro que se sente cansado e entediado?

Solução: O objetivo é satisfazer a parte do seu corpo que sua mão repousou. Se seu cérebro está entediado, dê-lhe algo que possa estimuá-lo mentalmente. Se sua mão viajou até os ombros, levante e solte os ombros cinco vezes para relaxar os músculos. Se descansou em seu estômago, escolha conscientemente um alimento nutritivo.

2) Fome emocional X Fome física

Estou comendo em resposta a fome física (estômago roncando, baixa energia), ou estou me sentindo assustado, frustrado, oprimido ou infeliz?

Pergunte-se: Quanto estou fisicamente com fome numa escala de o-10? (1 = Faminto; 5= saciado; 10 = cheio). Se você está de 1-5, você precisa de alguma coisa para comer. Mas se respondeu de 6-10, é provável que a comida não vá ajudar muito.

Experimente comer uma tangerina, ela é uma excelente fruta para controle emocional e desestressar. É fácil de descascar e os gomos são repartidos, o que ajuda a comer conscientemente um de cada vez. O sabor doce é satisfatório, uma pesquisa mostrou que os aromas cítricos podem ser calmantes. Além disso, uma tangerina possui [vitamina C, uma das vitaminas que você precisa quando está  estressado ou emocionalmente abalado.

3) Nutritivo X Saboroso

Estou escolhendo alimentos ricos e nutritivos ou alimentos açucarados, salgados gordurosos?

Uma pessoa verdadeiramente com fome, vai comer uma grande variedade de alimentos que irá rapidamente silenciar um estômago roncando. Alguém com um desejo emocionalmente dirigido, muitas vezes, só anseia um tipo específico de alimento ou sabor - não apenas chocolate, mas chocolate com caramelo. Se apenas um lanche salgado vai satisfazer, é provável que este é um desejo de conforto.

É importante manter para uma boa degustação, lanches saudáveis à mão. Muitas vezes, as pessoas mantêm a dieta em torno de alimentos  que são sem graça e não têm um gosto bom. Seja criativo! Busque ajuda de um nutriconista para diversificar suas refeições

4) Permanente X Transitório

Estou Construindo um relacionamento saudável com a comida ou um relacionamento de anisedade, culpa ou medo? 

Antes de comer, pergunte-se como você irá se sentir poucos minutos após aquela refeição. Se emoções negativas aparecerem em sua mente, dê uma pausa. Frequentemente é necessário esperamos um certo tempo depois que comemos para verificar dentro de nós qual impacto emocional do que  consumimos.

Comer atento pode ajudá-lo a construir um relacionamento saudável e equilibrado com os alimentos. Use os 5 passos de Comer Consciente, não importa o que você está comendo 1) Sente-se 2) Mastigue lentamente 3) Sinta - gosto, cheiro, sons 4) Desfrute o Sabor 5) Sorria (pausa antes de dar outra mordida). 

Lembre-se que está tudo bem comer os alimentos que você ama, contanto que você o faça isso conscientemente!

Marina Medeiros
Psicóloga e Master Coach de Emagrecimento

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: