post image

Uso de corantes e conservantes em alimentos industrializados pode causar doenças

Naturais ou artificiais, os corantes adicionam cor aos alimentos. Muita gente pensa que eles também alteram o sabor, mas, segundo os nutricionistas, eles só influenciam a percepção. Porém, é preciso ficar atento aos tipos e quantidades de corantes que se consome porque alguns deles podem ser prejudiciais à saúde, causando alergias, problemas no intestino, entre outros. A pigmentação industrial é feita a partir de processo químico, o que não favorece em nada o funcionamento do nosso organismo.

A quantidade de corante e conservante que pode ser ingerido vai variar, de cada pessoa e do produto. A dica é evitar comer exageradamente coisas industrializadas ou intercalar, alternar. Evite salgadinhos e biscoitos recheados, por exemplo.

No geral, o corante causa muita alergia. Já está comprovado que pode piorar processos em crianças hiperativas, mas isso quando ingerido em excesso, ou seja, todos os dias. Um conservante é o pior de todos: o benzoato, usado em biscoitos recheados, sorvete, salgadinhos. Ele acentua o déficit de atenção em crianças, provoca asmas e feridas na pele.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que especifica a quantidade limite de corantes e conservantes em cada alimento. No entanto, o rótulo do produto não é obrigado a constar, a especificar a quantidade. A dica é sempre ler rótulo, ver quais conservantes tem e tentar evitar consumir diariamente.

É importante dizer que existem alguns corantes e conservantes naturais. Entre os que eram usados antigamente estão o sal e a banha de porco. Já entre os corantes estão a canela, o urucum, o coloral, o curry, que, além de acioniar cor ao alimento, tem propriedades benéficas. A maior parte deles tem antioxidantes, que ajudam a eliminar toxinas do organismo.

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: