post image

8 ótimos alimentos para quem segue uma dieta vegetariana

Para aqueles que seguem uma dieta vegetariana, o consumo de alguns tipos de alimentos é fundamental para suprir as necessidades de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O site especializado em dietas U.S. News listou os alimentos que toda pessoa que segue uma dieta livre de carnes precisa manter no cardápio. De acordo com o próprio site, a dieta vegetariana está entre as 12 melhores dietas do mundo principalmente porque é saudável e fácil de seguir. Confira a seguir os alimentos que não podem faltar no cardápio de uma pessoa vegetariana, segundo especialistas do U.S. News.

1) Amêndoas

Uma pequena porção de amêndoas possui cálcio, vitaminas E e B-6, riboflavina, niacina, tiamina, ácido pantotênico e folato. A semente também contém fibra que ajuda a melhorar a saúde do intestino. De acordo com o U.S. News, a amêndoa é fonte de proteína e gorduras saudáveis, que ajudam no combate do mau colesterol.

2) Feijão

O feijão é rico em carboidratos complexos e possui também vitaminas, minerais e antioxidantes em abundância. Meia xícara de feijão possui a mesma quantidade de proteínas que 30 gramas de carne. Por conta de suas fibras solúveis, o feijão também ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos.

3) Grãos inteiros

Cevada, quinoa, milho, centeio e arroz integral também são alimentos que não podem faltar no cardápio de uma pessoa vegetaria, pois fornecem gorduras saudáveis ao organismo, além de uma variedade de vitaminas e minerais.

4) Sementes

Sementes como chia e linhaça contêm ácidos graxos e ômega-3 que fazem bem ao coração e ajudam no combate de inúmeras doenças, como pressão e colesterol altos. As sementes também são fontes de fibra e proteína vegetal.

5) Abacate

O abacate possui dezenas de vitaminas e minerais. De acordo com o U.S. News é um alimento multifuncional, que sacia a fome e pode acompanhar pratos doces e salgados.

6) Soja

Consumida por muitos vegetarianos, a soja é fonte de proteína magra e possui vários benefícios para a saúde, entre eles a redução do mau colesterol. Fonte de fibra, esse alimento possui ácido fólico, cálcio, magnésio, zinco e vitamina K.

7) Ervas e especiarias

As ervas e especiarias possuem múltiplos benefícios para a saúde, entre eles propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e até analgésica. A salsinha, por exemplo, é um dos temperos mais famosos usados no Brasil. Ela possui ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais.

8) Bebidas vegetais

Já falamos aqui das opções saudáveis e saborosas de bebidas vegetais que podem substituir o leite de origem animal. De acordo com o U.S. News, esse tipo de alimento também desempenha papel importante no cardápio de pessoas que não comem carne, pois oferecem nutrientes essenciais ao organismo. O leite de amêndoas, por exemplo, é excelente fonte de cálcio e fibras.

Fonte: Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: