post image

Como fazer as crianças gostarem de frutas

Você sabe como nasce uma jabuticaba? E a melancia, cresce em árvore ou no chão? Se essas questões às vezes dão um nó na cabeça dos adultos, imagine na das crianças. Para ajudar a desvendar tais mistérios e, de quebra, instigar o interesse dos pequenos por esses alimentos, a nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, acaba de lançar Frutas: Onde Elas Nascem?.

A história, escrita diretamente para a garotada, segue dois irmãos e sua avó em um divertido passeio pelo pomar. “Existe muito pouco na literatura infanto-juvenil sobre nutrição”, observa Sonia. “Com a chegada da Isadora, minha neta, o projeto foi tomando forma. Resolvi começar pelas frutas, devido ao apelo lúdico, colorido e gostoso”, conta.

Colocar uma obra como essa na cabeceira da cama das crianças faz todo o sentido. Segundo dados do IBGE, um terço da molecada de 5 a 9 anos está acima do peso. E a criação de hábitos saudáveis se inicia logo cedo – com as frutas ocupando papel nobre à mesa. “Qualquer variedade pode ser apresentada para o bebê a partir dos 6 meses”, informa a nutricionista Mariana Del Bosco, de São Paulo.

A especialista explica que o ideal é evitar os sucos, que acabam perdendo fibras e vitaminas. O legal mesmo é amassar, dar na colher ou então deixar o filho manipular os pedaços (sempre com a supervisão de um adulto). Assim, ele entra em contato direto com o alimento. “A infância é uma fase cheia de particularidades, na qual estamos formando experiências e o paladar. São fatores que vão modular nossos hábitos ao longo de toda a vida”, ressalta Mariana.

As frutas que a criançada mais adora

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos revelam que a maçã é a fruta preferida por lá. Já no Brasil, um trabalho da Universidade Federal de São Paulo em parceria com outras instituições indica que a banana tem espaço cativo nos lanches intermediários de crianças entre 4 e 6 anos – não à toa ela aparece no pomar do livro. A popularidade tem a ver com o fácil acesso, a praticidade e o gostinho que agrada diversos paladares.

Mas nada disso justifica que o fruto do bananeiro seja a única opção no cardápio. O recomendado é variar, até porque as inúmeras cores detectadas nesse reino sinalizam a oferta de diferentes nutrientes. “Assim, não há necessidade de usar suplementos vitamínicos”, frisa Virgínia Weffort, presidente do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ofertar mexerica, uva e companhia ainda evita que as crianças se entupam de tranqueiras. Nesse aspecto, não dá para esquecer das verduras e dos legumes, alimentos que devem protagonizar a próxima obra da professora Sonia. Ora, uma dieta balanceada depende de vários itens. Mas conseguir que a criança experimente mais (e novas) frutas já é um belo pontapé inicial.

4 conselhos para eles curtirem a fruteira

1. Leve o pequeno às compras
Peça a ajuda dele para identificar e selecionar as variedades que vão para o carrinho.

2. O exemplo vem de casa
Comer frutas com as crianças estimula a adoção desse hábito.

3. Parceria na cozinha
Os mais grandinhos já podem auxiliar os pais em algumas receitas.

4. Variedade na apresentação
Ofereça as frutas em diversas formas. No iogurte, na salada, em sobremesas...


Onde encontrar:
Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1258 - Centro, Teresina - PI,
(86) 3221-6793 
livrarianovaalianca@hotmail.com 

Fonte: Saúde

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: