post image

Musculação, muito além da estética

Graças a evolução das pesquisas científicas, há muito tempo a musculação deixou de ser apenas algo voltado à estética, e hoje ela é utilizada para melhorar a vida das pessoas no que diz respeito a prevenção, recuperação e reabilitação das mais variadas condições patológicas. 

Diversos estudos comprovam a importância e os benefícios da pratica da musculação no tratamento de doenças crônicas, reabilitação cardíaca e osteomioarticular.  Hoje, a musculação pode ser considerada como um tratamento não farmacológico. Por isso, já há alguns anos, a American College of Sport Medicine (ACSM) em seus posicionamentos vem recomendando a musculação como um exercício fundamental para melhoria do desempenho físico e da saúde das pessoas.

Dentre os diversos benefícios fisiológicos pode-se destacar alguns, como a melhora dos sistemas endócrinos (responsável pela produção de hormônios) e cardiovascular, alteração no perfil lipídico, melhora do estresse fisiológico, aumento da densidade mineral óssea (prevenção contra a osteoporose), controle da taxa metabólica de repouso e, regulação a pressão arterial.

Entretanto, para aumentar a expressividade dos benefícios ao organismo, é de suma importância aliar outros fatores à pratica da musculação. Tais como: ter uma alimentação balanceada, dormir bem (o que não significa dormir demais), não abusar das bebidas alcoólicas, drogas sociais entre outros. E aí, vamos cuidar da saúde treinando musculação?

Por: Professor Mikael Carvalho

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: