post image

O impacto da atividade física no funcionamento do intestino

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde e isso não é mais novidade. A Organização Mundial da Saúde, recomenda a prática de 30 minutos por dia para adultos saudáveis, para redução do risco de doenças cardiovasculares. Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia, defende 30 minutos, no mínimo por cinco dias da semana, abre também a possibilidade de dividir o tempo diário em dois momentos de 15 minutos cada.

Constipação

Mas seus benefícios não param por aí ela também pode ajudar no bom funcionamento do intestino.  A constipação intestinal, conhecida popularmente como intestino “preso”, é uma das queixas mais comuns, sendo responsável por 2,5 milhões de consultas medicas no ano de 2014 nos Estados Unidos. Em termos gerais sabemos que a constipação atinge o sexo feminino em maior escala e é uma das queixas frequente em consultas com ginecologistas.

A alimentação está diretamente ligada em seu tratamento e prevenção, a introdução e aumento no consumo de fibras ajudam em sua diminuição. Mas, além de comer adequadamente, a atividade física também é uma grande aliada quando o assunto é o bom funcionamento do intestino.

Outro alimento, muito utilizado no tratamento da constipação intestinal é o probiótico. Na verdade, muito mais que alimento, é um dos famosos alimentos/medicamentos, os nutracêuticos. Os probióticos são bactérias relacionadas à produção de substâncias benéficas, à prevenção do câncer intestinal, ao funcionamento adequado do intestino e à redução da absorção de gorduras e açúcar.

O papel da atividade física

Praticar atividades regularmente ajuda na movimentação do trânsito intestinal, evitando a sensação de intestino “preso”, e uma futura constipação. Outro benefício está relacionado com a prevenção de doenças como inflamações e câncer de intestino. Alguns estudos demonstram que mulheres e homens mais ativos apresentam menores riscos de desenvolver estas doenças. A combinação perfeita está na hidratação abundante, entre 1,5 a 2 litros por dia, ingesta de fibras, em torno de cinco porções do reino vegetal por dia e atividade física.

Fonte: Veja

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: