post image

8 mitos sobre dietas em que você precisa parar de acreditar

Com quase metade da população tentando perder peso, é hora de acabar com alguns mitos sobre o assunto. Aqui vão oito mentiras que as pessoas sempre se perguntam se é verdade.

Com quase metade da população tentando perder peso, é hora de acabar com alguns mitos sobre o assunto. Aqui vão oito mentiras que as pessoas sempre se perguntam se é verdade.

1 - O aipo tem calorias "negativas"

Um talo de 15 centímetros de aipo tem aproximadamente 19 quilojoules (cinco calorias, porque 1 kcal = 4,184 kJ). Seu corpo utiliza quase 10% desse valor para fazer a digestão do vegetal. Isso é chamado de efeito térmico da comida.

Em termos práticos são apenas um ou dois quilojoules gastos. A única coisa que funciona em relação às tais "calorias negativas" é a água gelada. Isso acontece porque ela precisa ser aquecida ao nível da temperatura do corpo antes de ser absorvida. Esse "aquecimento" utiliza alguns quilojoules. Como a água em si não possui nenhuma caloria, então o efeito é "negativo".

2 - Não comer depois das sete da noite acelera a perda de peso

Mais importante do que a hora do dia em que você come é o que e quanto você come. O total de quilojoules que você consome somado à atividade física feita por você durante o dia todo que determinam se você ganha, mantém ou perde peso. Não importando que horas você coma, se você ingerir mais quilojoules que o necessário, seu corpo armazenará o excesso como gordura.

Uma pesquisa recente descobriu que alterar a frequência das refeições durante o dia, ou seja, alimentar-se uma, duas ou três vezes ao dia, quase não faz diferença no peso do corpo.

Alguns estudos a curto prazo mostraram que ingerir a maioria dos seus quilojoules ao final do dia poderia piorar o índice de açúcar no sangue, mas pesquisas mais longas precisam ser feitas para verificar isso. Uma vantagem de fechar a cozinha mais cedo é que menos comida é consumida, especialmente junk food e álcool.

3 - Tomar água antes das refeições faz você perder mais peso

Essa pode funcionar para algumas pessoas. Em um teste feito com adultos obesos, metade deles precisaram tomar 500 mililitros de água pura meia hora antes do café da manhã, almoço e jantar, enquanto a outra metade precisou mentalizar os próprios estômagos cheios 30 minutos antes de qualquer refeição.

Os dois grupos perderam peso durante 12 semanas, mas aqueles que beberam água perderam 1,3 quilos a mais do que o outro grupo. Uma revisão de testes sobre os efeitos da água na absorção de energia e no metabolismo mostrou resultados muito variados que iam de efeitos negativos e nulos a positivos. Mas beber água pode ajudar a diminuir a ingestão de calorias diárias quando substitui bebidas como refrigerantes e sucos.

4 - Dietas cetogênicas são melhores que as outras dietas

Dietas cetogênicas cortam de forma radical a ingestão de carboidratos e possuem alto teor de gordura e proteína. Uma análise de 13 estudos sobre perda de peso que duraram pelo menos um ano descobriu uma vantagem de 900 gramas naqueles que seguiram esse tipo de dieta em comparação com os seguidores de uma dieta de baixa gordura.

Outra revisão examinou o impacto de dois tipos de dietas severamente restritas no apetite das pessoas.

Análises de duas dietas cetogênicas que restringiram de forma radical o carboidrato mostraram que elas reduziram a fome e a vontade de comer. Três estudos sobre dietas de nível extremamente baixo de energia, em que o total de calorias ingeridas é restringida a 2.500 quilojoules por dia, mostrou níveis de fome significativamente baixos, com maior sensação de saciedade. Essas dietas são muito restritivas e devem apenas ser postas em prática sob supervisão médica, já que possuem efeito colaterais negativos, como dores de cabeça, mau hálito, problemas na vesícula biliar e constipação.

5 - Mascar chiclete acelera a perda de peso

O ato de mastigar manda sinais ao seu cérebro dizendo que você está começando a comer e em breve vai se sentir satisfeito. Um estudo aplicado em 60 adultos testou os efeitos de mascar chiclete no apetite das pessoas.

Eles descobriram que o hábito levava adultos mais magros a diminuírem a quantidade de comida que ingeriam, enquanto aumentava em quem estava acima do peso.

A revisão de 13 estudos mostrou que mascar estava associado com a diminuição de fome, enquanto dez de 16 pesquisas experimentais mostraram que o ato diminuía a quantidade de alimentos ingeridos. Eles notaram a existência de um viés, o que significava que estudos com resultados positivos tendiam a ser mais publicados. O mais interessante é que estudos que analisem o impacto direto de mascar chiclete como forma de perder peso não foram feitos.

6 - Não coma antes de malhar para queimar mais gordura

Você deveria comer antes de praticar exercício? O debate é grande, mas isso já foi testado em um estudo que comparou o consumo de energia total utilizado e a quantidade de gordura e carboidrato queimados antes, durante e depois do exercício em 12 homens saudáveis e ativos.

Eles foram testados após uma noite de jejum e em outro dia logo após o café da manhã. Fazer jejum antes de malhar resultou em uma taxa de perda de gordura 15% maior. Alimentar-se antes, porém, fez com que os indíviduos tivessem uma perda de energia 20% maior.

7 - Chá verde acelera o metabolismo

Em uma revisão feita em 2012 de 15 estudos em adultos com sobrepeso ou obesidade examinou o impacto do chá verde na perda e na manutenção de peso e não encontrou nenhum efeito significativo a longo prazo.

Uma análise recente, porém, feita em pessoas com síndromes metabólicas que pesquisou os efeitos de qualquer tipo de chá ou extratos de chá mostrou alguns poucos benefícios na perda de peso, mas os resultados precisam ser interpretados com mais cuidado devido à pouca qualidade de alguns dos estudos inclusos.

8 - Comer toranja ajuda a queimar a gordura

Não precisa sair atrás de toranja, também conhecida como grapefruit. Uma análise de três testes sobre os efeitos da toranja no peso corporal não encontrou nenhum efeito real quando comparado às amostras de controle.

* Clare Collins e Tracy Burrows são professoras de nutrição e dieta na Universidade de Newcastle. Lee Ashton, Megan Rollo, Rebecca Williams são pesquisadoras pós-doutorandas na mesma universidade. Este artigo foi orignalmente publicado em inglês pelo The Converstion.

Fonte: Galileu

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: