post image

No Dia Nacional de prevenção e combate à hipertensão, confira dicas para evitá-la

Uma pesquisa recente do Ministério da Saúde mostra que o brasileiro está cada vez mais hipertenso. Diante disso e no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, confira algumas dicas para evitar o problema.

Cinco maneiras de prevenir a hipertensão

1. Reduza o consumo de sal nos alimentos, assim como preparações gordurosas;

2. Pratique regularmente exercícios físicos, pelo menos 20 minutos de caminhada diária;

3. Evite o consumo excessivo de álcool e, preferencialmente, não fume;

4. Faça visitas regulares ao cardiologista, principalmente se há histórico de hipertensão na família;

5. Minimize as situações de estresse, pois hábitos relaxantes melhoram a qualidade de vida.

Quando não identificada precocemente, a hipertensão pode comprometer o organismo e até levar a morte. Estima-se que existam mais de 30 milhões de hipertensos no Brasil, sendo que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% desta população faz o controle adequado da doença.

- É recomendável que o adulto verifique sua pressão arterial com intervalo de seis meses, principalmente se tiver histórico na família, com o objetivo de se realizar um diagnóstico precoce – explica a coordenadora do serviço de cardiologia do Hospital Oeste D’Or, Bárbara Abufaiad.

A médica acrescenta ainda que o risco nas mulheres se potencializa após a menopausa, quando perde a proteção do estrogênio. Com o envelhecimento, para ambos os sexos, os riscos de desenvolver a doença também aumentam.

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta é considerada uma doença silenciosa já que, muitas vezes, seus sintomas são confundidos com desconfortos corriqueiros. As manifestações mais comuns são: dor de cabeça, cansaço e/ou tonturas.

Fonte: Extra

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: