post image

Crenças antigas podem impor risco para crianças que recebem cuidados de seus avós, diz estudo

Os avós podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento dos netos. Mas, ao pôr em prática antigos hábitos que hoje são contestados pelos profissionais da saúde, podem pôr em risco a saúde das crianças. Um estudo apresentado esta semana na Reunião das Sociedades Acadêmicas de Pediatria, nos Estados Unidos, revelou que uma grande parcela dos avós acredita, por exemplo, que banho gelado é bom para baixar a febre e que os bebês devem dormir de bruços, por exemplo.

"Quando avós se envolvem, pode ser maravilhoso para seus netos, mas pode também levar a desafios em termos de estilo de vida, finanças e saúde física e mental para esse grupo de pessoas mais velhas", afirmou o autor da pesquisa, Andrew Adesman, chefe de Pediatria Comportamental e do Desenvolvimetno no Cohen Children's Medical Center, em New Hyde Park, nos EUA.

Um trio de pesquisadores liderados por Adesman aplicou um questionário detalhado a 636 avôs e avós para descobrir se eles colocavam em prática antigas crenças sobre os cuidados de crianças. O resultado foi que 44% dos avós afirmaram que "banhos gelados eram uma boa forma de baixar a febre alta". Na realidade, banhos gelados podem aumentar a frequência cardíaca e até levar à hipotermia. No caso de crianças com febre, o ideal é o banho com água morna.

Além disso, quase 25% dos avós disseram acreditar que os bebês deveriam ser colocados para dormir de bruços. Na verdade, essa posição aumenta o risco de engasgo e morte súbita. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança seja colocada no berço de barriga para cima, tanto para o cochilo durante o dia, quanto para o sono da noite.

Os pesquisadores enfatizam a importância de os avós receberem aconselhamento e treinamento para se atualizarem sobre as melhores práticas de cuidados com as crianças que, somados à sua experiência, pode torná-los mais preparados para a tarefa. Para a pediatra Ana Escobar, é importante que os avós conversem com seus filhos para entenderem como os cuidados com as crianças evoluiu ao longo dos anos.

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: