post image

Pesquisa do IBGE mostra que 60% dos brasileiros não praticam exercícios

Pesquisa do IBGE mostra a triste realidade de que 60% dos brasileiros não praticam exercícios. Mais de 50% estão acima do peso e a obesidade bateu 19% no ano passado. É uma tragédia coletiva anunciada. Se não mudarmos nosso estilo de vida, veremos nossos traseiros ficarem tão roliços quanto os dos norte-americanos. Um em cada três é obeso, 120 milhões de pessoas tão gordas que não conseguem amarrar o próprio sapato ou subir um lance de escada sem achar que vai morrer. São esses alguns dos perfis do documentário "From Fat to Finish" ("De Obeso à Linha de Chegada", na tradução para o português). O filme conta a história de 12 ex-obesos que, correndo, perderam, cada um, em média, 55 kg, e resolvem formar uma equipe para participar de um revezamento de 332 km entre Miami e Key West, na Flórida.

Alguns ainda não haviam eliminado todo o peso que precisavam para pular fora da faixa que delimita os gordos dos extremamente gordos. É a mistura de superação, força de vontade e empatia que dá o tom da narrativa. O documentário não tem nada de brilhante e recebeu apenas uma avaliação mediana no cardápio do Netflix. Mas é impossível não se envolver pelas profundas mudanças que o combo corrida mais perda de peso mais resgate de identidade promove na vida dos participantes. Não tem como não se identificar ainda que você queira perder 10 kg e não 40 kg.

Todas as histórias têm em comum baixa autoestima, estilo de vida sedentário e alimentação equivocada. Os ex-obesos começaram acumulando cinco, dez quilos e esse número acabou quintuplicado, até que eles não se reconheciam mais. Outro ponto frequente nos relatos: as pessoas só começaram a ter hábitos alimentares mais saudáveis quando passaram a se exercitar. A ciência ora crava que dieta sem exercício não funciona, ora que exercício emagrece mais do que dieta. A tendência atual é mais flexível, o que parece um tanto óbvio, os especialistas dizem que cada pessoa precisa descobrir o que funciona mais.

Os homens ainda praticam mais atividade física do que as mulheres. E quase 40% dos que afirmaram se exercitar, na pesquisa do IBGE, jogam futebol. Aí entra uma questão cultural importante. As mulheres param de praticar esporte na adolescência por falta de incentivo e porque se sentem "inadequadas". Parte delas apenas retoma algum tipo de atividade na fase adulta com o objetivo de emagrecer. Não tem o futebol semanal para desestressar e, consequentemente, manter a forma, como os homens.

Esse é um assunto que impacta diretamente o amante do esporte, mas que muitas vezes apenas coloca em prática sua devoção, sentado no sofá, vendo TV. Aproveite para assistir "From Fat to Finish". 

Fonte: Folha
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: