post image

Brasileiro consome 7 litros de agrotóxicos por ano

O pensamento comum é de que frutas, legumes, grãos, cereais e outros alimentos naturais viram um banquete de nutrientes e vitaminas que se transformam em mais saúde para o corpo. Seria perfeito mesmo, não fosse a presença de ingredientes adicionados à grande maioria deles ainda na terra: os agrotóxicos. Estas substâncias químicas são usadas aos montes na agricultura brasileira, a tal ponto que, desde 2008, o Brasil ocupa o posto de campeão mundial no uso de agrotóxicos para manter as pragas longe das lavouras, segundo dados do Ib.

Se de um lado o agronegócio progride com a garantia de colheitas sem prejuízos, por outro nos tornamos consumidores de substâncias desconhecidas, muitas delas consideradas, inclusive, cancerígenas. Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz aponta que cada brasileiro consome, em média, 7 litros desse veneno por ano.

Mais perigoso que o cigarro

Mas como comemos tanta comida contaminada? Uma pesquisa da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), da Universidade de São Paulo, revelou que os agrotóxicos, inclusive os mais perigosos, estão muito presentes na alimentação da população. A pesquisadora Jacqueline Gerage Marques, mestra em ciência e tecnologia de alimentos, cruzou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para analisar 743 itens alimentares bastante comuns no nosso cardápio, entre eles, abacaxi, abóbora, arroz, batata, café e cebola. A conclusão foi que 69 compostos excediam o valor de ingestão diária aceitável para não afetar a saúde de uma pessoa.

O foco do estudo era entender a contaminação crônica, causada pelo consumo de pequenas quantidades de resíduos de agrotóxicos por um longo período. O chamado efeito cumulativo dessas microdoses de venenos ao longo da vida é apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como responsável pelo aparecimento de diversas doenças, sobretudo, o câncer.

Como é o uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo 

- 50% dos agrotóxicos usados no Brasil estão proibidos na Europa, EUA, Canadá e Austrália. - O carbofurano, que pode causar câncer, mutações e malformações fetais, ainda é permitido no país. - Na contramão dos países desenvolvidos, o Brasil segue o caminho para ter leis mais flexíveis sobre o uso de agrotóxicos, inclusive os que já são proibidos, graças às pressões da bancada ruralista, defensora do agronegócio.

- Apesar de proibido, o metamidofós que é altamente tóxico, continua sendo utilizado no país, onde entra via contrabando.

- O herbicida glifosato, o mais usado no Brasil, e os inseticidas malationa e diazinona, foram apontados por uma pesquisa da IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), publicada em 2015 na revista científica "The Lancet", como prováveis agentes carcinogênicos.

- O dossiê da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) sobre agrotóxicos, elaborado em 2015, aponta que as agriculturas que mais consomem defensivos são soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.

Agrotóxicos também estão presentes no pacote

Muita gente se engana por acreditar que só há agrotóxicos nos vegetais in natura. Pesquisas apontam que os venenos também são encontrados no leite, na carne e nos industrializados. Em seu estudo, a pesquisadora Jacqueline Gerage Marques notou a presença de resíduos em sucos, mingau de arroz, chocolate, goiabada, salsicha, macarrão, ovos, carnes e leite.

Em 2015, o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), publicou um documento posicionando-se contra o uso de agrotóxicos. O texto afirma que os industrializados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais matinais, lasanhas e pizzas também contêm traços de veneno. O pasto destinado à criação de gado no Brasil também recebe agrotóxicos, o que explica a contaminação da carne e do leite.


Fonte: UOL

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: