post image

Idosos: dicas para se prevenir contra as quedas

O Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, 24 de junho, teve sua primeira edição no Brasil em 2008. A estimativa mundial é de que 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano. De cada 20 que sofrem uma queda, um tem uma fratura ou precisa de internação. Acima dos 80 anos, a situação se complica: 40% acabam caindo a cada ano. Este é um problema de saúde pública que vem crescendo com o envelhecimento da população. Quanto mais países aderirem à campanha, mais fácil será o trabalho de conscientização.

Além da idade, os fatores de risco estão relacionados a baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, ansiolíticos e interação medicamentosa. Mais uma vez (não me canso de repetir): a importância da atividade física é gritante! Mulheres são mais suscetíveis a quedas, por isso suplementos orais de vitamina D e cálcio devem ser discutidos com o médico que as acompanha. Outras ações para proteger a pessoa mais velha incluem: exames oftalmológicos regulares, usar sapatos com sola antiderrapante (e nunca andar só de meias), substituir chinelos que estejam deformados ou frouxos, evitar ingestão excessiva de álcool. No capítulo remédios, é indispensável informar-se com o médico sobre os efeitos colaterais e se houver consumo em excesso; e certificar-se de que todos os medicamentos estão dentro do prazo de validade e guardados adequadamente. O ambiente doméstico, justamente por ser conhecido, pode esconder diversas armadilhas, por isso aqui vão algumas dicas muito simples:

1) Evitar pisos encerados.

2) Não deixar objetos espalhados pelo chão ou móveis que atravanquem locais de circulação.

3) Manter iluminação adequada em todos os ambientes, lembrando que, como a visão perde acuidade, precisamos de mais luz nos interiores.

4) Guardar produtos e utensílios em lugares mais baixos, evitando o uso de cadeiras, bancos ou escadas.

 

Pequenas adaptações em cada cômodo farão com que a casa se torne mais segura:

No quarto:

1) Coloque uma luminária, um telefone e uma lanterna perto da cama.

2) Durma numa cama na qual você consiga subir e descer facilmente.

3) Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes.

4) Instale algum tipo de iluminação no caminho para o banheiro.

 

Na sala e no corredor:

1) Mesinhas de centro, porta-revistas e plantas têm que ficar fora da área de circulação.

2) Interruptores de luz devem estar na entrada dos cômodos, de forma que você não tenha que andar no escuro. Se o corredor for comprido, instale um interruptor em cada ponta.

3) Fios de telefone, elétricos ou extensões não podem ficar no caminho ou embaixo de tapetes. Aliás, o ideal seria tirar todos os tapetes do ambiente, mas, se isso for impossível, eles devem ter a parte de baixo não deslizante, ou devem ser fixados com tiras adesivas.

4) Não se sente em cadeiras ou sofás muito baixos, porque o grau de dificuldade para se levantar é maior.

 

Na cozinha:

1) Qualquer líquido e gordura derramado no chão tem que ser limpo imediatamente.

2) O ambiente não deve ter nenhum tipo de tapetinho no qual a pessoa possa tropeçar.

3) A bancada da pia deve estar de 80 a 90 centímetros do chão para permitir uma posição mais confortável.

 

No banheiro:

1) Pôr tapete antiderrapante na saída do boxe e faixas antiderrapantes dentro dele.

2) Instalar barras de apoio nas paredes e suporte para sabonete líquido dentro do box.

3) Caso não consiga se abaixar até o chão ou se sinta instável, utilizar uma cadeira de plástico firme, com cerca de 40cm de altura.

 

Fonte: G1

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: