post image

O que você vai ser quando crescer? Veja lista das profissões do futuro

Quer saber qual é aquela área certeira para garantir um emprego no futuro, que vai ter vagas de sobra e profissionais de menos? Impossível dizer. Mas os profissionais precisarão transitar por diversas áreas e dominar as novas ferramentas tecnológicas. Conheça dez profissões que surgirão até 2030 - e cinco que já começam a se tornar realidade.

HOJE

FABRICANTE DE PARTES DO CORPO

É possível que, em pouco tempo, uma pessoa que se acidente e perca uma perna possa entrar em uma clínica e encomendar uma nova. Daí surge a demanda por profissionais que fabriquem as peças, lojas especializadas e oficinas de reparação.

Vital Yasumaru, 37, é designer de órgãos humanos. Depois de receber uma imagem de tomografia, Yasumaru faz as adequações para a impressão 3D do membro. Por enquanto, os órgãos são usados para que médicos treinem antes de uma cirurgia. Mas há pesquisas para reproduzir a parte esponjosa dos ossos, o que permitirá imprimi-los em 3D e implantá-los em pacientes.

ADVOGADO VIRTUAL

Com a vida cada vez mais integrada à internet, precisaremos de advogados especializados em resolver disputas legais na rede. Essas questões judiciais podem inclusive envolver pessoas que vivem em países e regiões com leis diferentes entre si.

CONSULTOR DE BEM-ESTAR DA VELHICE

Com a população cada vez mais velha, serão necessários especialistas que conheçam o que há de mais avançado em tratamento médico, medicamentos, próteses de última geração e que indiquem cuidados para a saúde mental e exercícios.

DESENVOLVEDOR DE VEÍCULOS ALTERNATIVOS

Os designers das próximas gerações de veículos terão de estar aptos a usar materiais e combustíveis muito diferentes do que conhecemos hoje. Serão eles que buscarão criar automóveis que não emitam poluentes, submarinos e até voadores.

O engenheiro Sandro Valeri, 42, chefe da área de inovação da Embraer, trabalha no projeto Uber Elevate, conhecido como carro voador. Interessado em novidades, foi indicado para a área de inovação. Valeri se divide entre São Paulo e o Vale do Silício, nos Estados Unidos, e está montando a equipe que vai trabalhar com ele no veículo de decolagem e pouso vertical.

PARA AMANHÃ

CIRURGIÃO DE AUMENTO DE MEMÓRIA

O processo é parecido com quem precisa colocar mais memória no computador, mas esses médicos conseguirão fazer operações nos cérebros. A ideia é colocar memória extra para que as pessoas consigam lidar com o volume cada vez maior de informação.

PILOTO, GUIA TURÍSTICO E ARQUITETO ESPACIAL

O turismo espacial deve se tornar uma realidade em breve. Por isso, vamos precisar de pilotos e guias turísticos especializados, e arquitetos que projetem casas e locais de trabalho no espaço -ou até um hotel por lá.

GERENCIADOR DE LIXO VIRTUAL

Em breve, precisaremos de gerentes do nosso lixo virtual, ou seja, das informações que não queremos ver espalhadas por aí. Eles descartarão o material com segurança para que não sejamos rastreados ou tenhamos nossa identidade roubada

POLICIAL DE MODIFICAÇÃO CLIMÁTICA

O roubo de nuvens já acontece em algumas partes do mundo, e isso altera padrões de clima. A polícia monitorará quem tem permissão para atirar bombas de iodo de prata no ar, forma de provocar a chuva.

AGRICULTOR VERTICAL

Fazendas verticais crescerão nos arranha-céus no meio das cidades, aumentando a oferta de alimentos. Mas esses agricultores precisarão ter conhecimento de várias ciências, de biologia à engenharia, para produzir alimentos de forma segura

Fonte: Folha/The Shape of Jobs to Come, da Fast Future
Enviada por JC

Compartilhar

Permito o uso de cookies para: